Lídia PEREIRA
Lídia PEREIRA

Groupe du Parti populaire européen (Démocrates-Chrétiens)

Membre

Portugal - Partido Social Democrata (Portugal)

Date de naissance : , Se Nova

Accueil Lídia PEREIRA

Membre

ECON
Commission des affaires économiques et monétaires
FISC
Sous-commission des affaires fiscales
D-CN
Délégation pour les relations avec la République populaire de Chine

Membre suppléante

ENVI
Commission de l'environnement, de la santé publique et de la sécurité alimentaire
D-US
Délégation pour les relations avec les États-Unis

Dernières activités

Souscription, par l’Union, de parts supplémentaires dans le capital de la BERD et modification de l'accord portant création de la BERD (C9-0009/2024) (vote) PT

14-03-2024
Explications de vote écrites

O Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento é uma instituição relevante para o financiamento de projetos de elevado valor acrescentado na Europa e além fronteiras. Nas atuais circunstâncias, o apoio do BERD à Ucrânia é particularmente importante e exige compromissos financeiros de larga escala. Compreendo, por isso, decisão de aumento do capital em 4 mil milhões de euros e a urgência de garantir que a União acompanhe esse aumento, mantendo uma participação direta de 3% no capital do Banco.
Destaco a relevância da participação conjunta da União e Estados-Membros no capital, de 54,4%, sublinhando a importância de manter uma participação maioritária no BERD.
Congratulo-me com o processo de decisão rápido e eficaz nesta matéria e associo-me ao apelo de empenho no apoio à Ucrânia que esta decisão representa.

Règles financières applicables au budget général de l'Union (refonte) (A9-0180/2023 - Monika Hohlmeier, Nils Ušakovs) PT

14-03-2024
Explications de vote écrites

O Regulamento Financeiro desempenha um papel particularmente importante nas finanças e no funcionamento da União Europeia enquanto “conjunto único de regras” que estabelece os princípios e as regras financeiras gerais aplicáveis à elaboração e execução do orçamento da UE e ao controlo das finanças da UE.
Na sequência da entrada em vigor do quadro financeiro plurianual (QFP) 2021-2027, é necessário alinhar o Regulamento Financeiro ao QFP, para que todas as regras financeiras gerais sejam incluídas neste conjunto único de regras.
A Comissão apresentou uma proposta de revisão deste Regulamento que, muito embora fosse um passo na direção certa para uma melhor gestão das finanças da UE, ficava aquém do que é necessário e possível alcançar para garantir uma melhor responsabilização democrática em relação ao orçamento da UE, algo que poderá ser conseguido através do reforço da supervisão parlamentar, da digitalização e da integração das políticas importantes da UE.

Exigences en matière de communication d’informations relatives aux infrastructures d’information géographique (A9-0037/2024 - Ivan Vilibor Sinčić) PT

14-03-2024
Explications de vote écrites

A proposta de alteração da Diretiva 2007/2/EC, que estabelece uma Infraestrutura para a Informação Espacial na Comunidade Europeia (INSPIRE), para racionalizar as obrigações de relatório através da redução da frequência dos requisitos de relatório de anual para bianual, representa um passo positivo na direção de reduzir o ónus administrativo sobre as autoridades nacionais, regionais e locais, sem comprometer a qualidade ou a disponibilidade das informações espaciais cruciais fornecidas pela infraestrutura INSPIRE.
A Diretiva INSPIRE é um instrumento crucial para promover a partilha de informações espaciais entre as entidades públicas e melhorar a tomada de decisão em políticas públicas em áreas como o meio ambiente, planeamento territorial e infraestruturas. A padronização e a acessibilidade dos dados geoespaciais contribuem significativamente para o desenvolvimento sustentável, gestão de recursos naturais, resposta a desastres naturais, e muitas outras aplicações cruciais para o bem-estar dos cidadãos europeus e a proteção do ambiente.
A racionalização proposta das obrigações de relatório contribuirá para o fortalecimento da infraestrutura INSPIRE, otimizando o uso de informações espaciais em toda a UE, ao mesmo tempo em que respeita o princípio da eficiência e eficácia administrativa. Assim, expresso meu voto favorável a esta proposta.

Contact

Bruxelles

Parlement européen
Bât. ALTIERO SPINELLI
08E154
60, rue Wiertz / Wiertzstraat 60
B-1047 Bruxelles/Brussel
Strasbourg

Parlement européen
Bât. LOUISE WEISS
T09074
1, avenue du Président Robert Schuman
CS 91024
F-67070 Strasbourg Cedex