Carlos ZORRINHO : Schriftelijke stemverklaringen 

Ieder lid kan een schriftelijke verklaring over zijn stem in de plenaire vergadering indienen. Artikel 194 van het Reglement

FADO-systeem (Fraudedocumenten en Authentieke Documenten Online) (A9-0022/2019 - Roberta Metsola) PT  
 

Votei favoravelmente o relatório Metsola por concordar com as medidas propostas para o sistema de documentos falsos e autênticos em linha. Recordo que o FADO é um sistema destinado ao intercâmbio de informações entre os Estados-Membros sobre documentos autênticos e falsos, sendo um instrumento muito útil para combater a fraude documental. Destaco a proposta de transferir o sistema para a Frontex (Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira) a fim de garantir todos os Estados-Membros possam estar envolvidos e ter acesso ao sistema, e não apenas os Estados-Membros que são parte de Schengen facilitando a cooperação entre todos, uma vez que torna mais fácil a deteção de documentos falsos.

EU-prioriteiten voor de 64e zitting van de VN-commissie voor de status van de vrouw (B9-0093/2020, B9-0095/2020) PT  
 

Votei favoravelmente a resolução sobre as prioridades da UE para a próxima sessão da Comissão das Nações Unidas sobre a Condição da Mulher por concordar com a importância de um resultado positivo nesta 64.ª sessão, nomeadamente através da adoção de um conjunto de compromissos ambiciosos. Destaco a necessidade de assegurar que a UE tem uma posição unificada e um papel de liderança firme na consecução dos direitos das mulheres e das raparigas e da igualdade de género na sua ação externa, especialmente nas suas políticas de segurança, estrangeira, de desenvolvimento e de cooperação.

Sluiting vrijhandelsovereenkomst EU - Vietnam (A9-0003/2020 - Geert Bourgeois) PT  
 

Votei favoravelmente o relatório Bourgeois por concordar com a celebração do Acordo de Comércio Livre UE-Vietname. Recordo que o Vietname é o segundo maior parceiro comercial da UE na Associação das Nações do Sudeste Asiático, a seguir a Singapura, com um comércio de bens no valor de 47,6 mil milhões de euros por ano e de 3,6 mil milhões de euros em serviços. Destaco que o acordo comercial entre a UE e o Vietname reduz barreiras pautais e não pautais, abre o setor dos serviços às empresas europeias e protege as indicações geográficas. Considero que este acordo envia também um sinal forte em prol do comércio livre, justo e recíproco, num momento marcado por tendências protecionistas e sérios desafios para o comércio multilateral baseado em regras ajudando a preparar o caminho para um futuro acordo de comércio e investimento a nível regional.

Sluiting vrijhandelsovereenkomst EU - Vietnam (resolutie) (A9-0017/2020 - Geert Bourgeois) PT  
 

Votei favoravelmente a resolução sobre a celebração do Acordo de Comércio Livre por concordar com a necessidade de enviar um sinal forte em prol do comércio livre num período marcado por tendências protecionistas. Noto que este acordo de comércio livre entre a UE e o Vietname representa o acordo mais moderno, abrangente e ambicioso jamais celebrado entre a UE e um país em desenvolvimento e deverá permitir progressos rumo à adoção de elevadas normas e regras na região do Sudeste Asiático. Sublinho que o Vietname se comprometeu a aplicar os acordos internacionais em matéria de ambiente, como o Acordo de Paris.

Investeringsbeschermingsovereenkomst EU - Vietnam (A9-0002/2020 - Geert Bourgeois) PT  
 

Votei favoravelmente o relatório Bourgeois por concordar com o Acordo de proteção dos investimentos UE-Vietname. Recordo que as principais importações da UE provenientes do Vietname consistem em equipamento de telecomunicações, vestuário e produtos alimentares, enquanto as mercadorias exportadas pela UE para o Vietname consistem principalmente em máquinas e equipamento de transporte, produtos químicos e produtos agrícolas. Sublinho a criação de um sistema de proteção dos investimentos de ambas as partes e o respetivo mecanismo de execução, tal como um sistema de tribunais de investimento permanente, internacional e independente.

Investeringsbeschermingsovereenkomst EU - Vietnam (resolutie) (A9-0014/2020 - Geert Bourgeois) PT  
 

Votei favoravelmente a resolução sobre o Acordo de Proteção dos Investimentos UE-Vietname por concordar com a necessidade de estabelecer acordos num período marcado por tendências protecionistas. Destaco o apelo para a ratificação rápida deste acordo bem como a definição de medidas concretas por parte das autoridades vietnamitas destinadas a melhorar a situação de direitos humanos no país como sinal do seu compromisso.

Bezwaar op grond van artikel 111 van het Reglement: Unielijst van projecten van gemeenschappelijk belang (B9-0091/2020) PT  
 

Votei contra a resolução de objeção à 4ª lista de projetos de interesse comum para impedir o adiamento da concretização dos projetos de interconexões elétricas fundamentais à descarbonização do País e permitir o lançamento de projetos de interconexão de gás adequados às novas referências e objetivos do pacto ecológico europeu, designadamente através da aposta no gás renovável, ultrapassando com isso também as objeções dos reguladores de Espanha e França quanto à maturidade das interconexões atualmente propostas.

Geautomatiseerde besluitvormingsprocessen: waarborging van consumentenbescherming en vrij verkeer van goederen en diensten (B9-0094/2020) PT  
 

Votei favoravelmente a resolução sobre os processos automatizados de decisão para garantir a defesa do consumidor e a livre circulação de mercadorias e serviços por entender que são necessárias medidas para fazer face aos desafios decorrentes da inteligência artificial e dos processos automatizados de tomada de decisões. Considero que os processos automatizados de tomada de decisões têm o potencial de oferecer serviços inovadores e de melhor qualidade aos consumidores, (como é o caso de programas de simulação de conversa), porém é importante salvaguardar a necessidade de informar os consumidores acerca do seu funcionamento. Destaco as propostas para melhorar os resultados destes programas e aumentar a confiança e a aceitação dos consumidores, sobretudo quando se trata de corrigir eventuais erros nas decisões automatizadas.

Voorgesteld mandaat voor onderhandelingen over een nieuw partnerschap met het Verenigd Koninkrijk van Groot-Brittannië en Noord-Ierland (B9-0098/2020) PT  
 

Votei favoravelmente a resolução sobre a proposta de mandato de negociação sobre uma nova parceria com o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte por concordar com a posição do Parlamento Europeu no que toca à igualdade de condições para uma concorrência aberta e leal entre a UE e o Reino Unido em matéria de política laboral, fiscal e ambiental. Recordo que um acordo de associação com o Reino Unido deverá assentar em três pilares principais: parceria económica, parceria no domínio dos assuntos externos e questões setoriais específicas. Destaco o apelo para que o Reino Unido continue a respeitar e aplicar as normas existentes no quadro dos seus compromissos internacionais, com vista a um alinhamento dinâmico da legislação e das políticas, de uma forma que corresponda à amplitude e profundidade das futuras relações UE-Reino Unido.

Universele oplader voor mobiele radioapparatuur (RC-B9-0070/2020, B9-0070/2020, B9-0072/2020, B9-0074/2020, B9-0075/2020, B9-0076/2020, B9-0085/2020) PT  
 

Votei favoravelmente a resolução para um dispositivo comum por concordar com as medidas apresentadas para a introdução de um carregador comum para telemóveis e outros aparelhos eletrónicos portáveis. Sublinho as propostas para assegurar da melhor forma possível a interoperabilidade dos diferentes carregadores sem fios com diferentes dispositivos móveis. Recordo que as estratégias de “dissociação” da compra de novos aparelhos móveis de novos carregadores devem ser introduzidas a par da solução para um carregador comum, para evitar que os consumidores tenham que comprar um carregador com cada novo dispositivo. Destaco ainda o apelo a um novo e ambicioso plano de ação para a economia circular tendo em vista a redução da pegada total da produção e do consumo da UE em termos de ambiente e de recursos, tendo definido como principais prioridades a eficiência dos recursos, a poluição zero e a prevenção de resíduos.

Contact 

  • Bruxelles 

    Parlement européen
    Bât. ALTIERO SPINELLI
    13G146
    60, rue Wiertz / Wiertzstraat 60
    B-1047 Bruxelles/Brussel
     
  • Strasbourg 

    Parlement européen
    Bât. LOUISE WEISS
    T07089
    1, avenue du Président Robert Schuman
    CS 91024
    F-67070 Strasbourg Cedex
     
  • Postadres 

    European Parliament
    Rue Wiertz
    Altiero Spinelli 13G146
    1047 Brussels
     
    Contact data: