Margarida MARQUES
Margarida MARQUES

Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu

Membro

Portugal - Partido Socialista (Portugal)

Data de nascimento : , Bombarral

Página inicial Margarida MARQUES

Vice-Presidente

BUDG
Comissão dos Orçamentos

Membro

INTA
Comissão do Comércio Internacional
D-CN
Delegação para as Relações com a República Popular da China
DMED
Delegação à Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo

Membro suplente

ECON
Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários
DMAG
Delegação para as Relações com os Países do Magrebe e a União do Magrebe Árabe, incluindo as Comissões Parlamentares Mistas UE-Marrocos, UE-Tunísia e UE-Argélia

Últimas atividades

Quitação 2022: Orçamento geral da UE - Comissão (A9-0139/2024 - Isabel García Muñoz)

11-04-2024
Declarações de voto escritas

Votei contra a quitação da Comissão. Este voto não representa considerar que a Comissão Europeia geriu mal o orçamento da UE da sua responsabilidade. O meu voto deve-se à aprovação da emenda 30 que insta a Comissão a canalizar os fundos da UE, incluindo a ajuda humanitária, para outras organizações que não a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente, UNRWA, o que coloca em causa a politica do grupo dos socialistas e democratas e aquilo que defendemos: que se mantenha o financiamento desta agencia pelo orçamento da UE. Esta emenda é míope e ignora o papel e o mandato da UNRWA, a unica organização com largo alcance para as comunidades deslocadas em Gaza. A operação humanitária – ainda mais importante face à situação degradante em que se encontra a população palestiniana devido à agressão brutal de Israel na região - da UNRWA assenta nas suas infraestruturas, logística, capacidade de distribuição. Nenhuma outra Agência está mandatada ou capacitada para fornecer serviços semelhantes, incluindo educação e cuidados de saúde primários, a milhões de refugiados na região. A aprovação da emenda 30 representou para mim um Key vote.

Quitação 2022: Orçamento geral da UE - Serviço Europeu para a Ação Externa (A9-0102/2024 - Monika Hohlmeier)

11-04-2024
Declarações de voto escritas

Votei a favor da quitação do SEAE. O grupo dos socialistas e democratas tinha definido a emenda sobre financiamento da UE para a construção de muros na fronteira externa da UE como chave para o voto final, bem como uma emenda sobre o papel da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente, UNRWA, a unica organização com largo alcance para as comunidades deslocadas em Gaza. A operação humanitária – ainda mais importante face à situação degradante em que se encontra a população palestiniana devido à agressão brutal de Israel na região - da UNRWA assenta nas suas infraestruturas, logística, capacidade de distribuição. Nenhuma outra Agência está mandatada ou capacitada para fornecer serviços semelhantes, incluindo educação e cuidados de saúde primários, a milhões de refugiados na região. . Conseguimos impedir esta aprovação e validar a segunda o que me permitiu seguir a linha do grupo e votar a favor deste relatório.

Quitação 2022: Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (A9-0113/2024 - Petri Sarvamaa)

11-04-2024
Declarações de voto escritas

Votei a favor da quitação da FRONTEX. O grupo dos socialistas e democratas tinha definido a emenda sobre financiamento da UE para a construção de muros na fronteira externa da UE como chave para o voto final. Conseguimos pois impedir esta aprovação o que me permitiu seguir a linha do grupo e votar a favor deste relatório.

Contacto

Bruxelles

Parlement européen
Bât. ALTIERO SPINELLI
13G101
60, rue Wiertz / Wiertzstraat 60
B-1047 Bruxelles/Brussel
Strasbourg

Parlement européen
Bât. LOUISE WEISS
T07073
1, avenue du Président Robert Schuman
CS 91024
F-67070 Strasbourg Cedex