Proteger e promover os direitos da criança 

A Coordenadora promove ativamente os direitos da criança nas políticas e na legislação da UE e apoia o Parlamento no seu trabalho para garantir que os direitos da criança sejam devidamente tidos em conta, em estreita colaboração com os deputados ao Parlamento Europeu, as comissões parlamentares competentes e as delegações parlamentares.

A Coordenadora é também um ponto de referência em matéria de direitos da criança para as instituições e organizações ligadas à política da UE e aos direitos da criança, bem como para a sociedade civil.

Importa assinalar que a Coordenadora não pode prestar assistência ou aconselhamento sobre casos individuais relacionados com os direitos da criança que sejam regidos pelas regras nacionais e da competência das autoridades nacionais.

Se tiver uma pergunta ou necessitar de aconselhamento ou assistência num caso desse tipo, contacte o provedor da criança ou a autoridade competente do seu país.

  • Cabe ao Parlamento Europeu assegurar que as suas iniciativas legislativas e não legislativas respeitem, promovam e salvaguardem os direitos da criança, tanto na UE como nas suas relações com o mundo exterior.

    A modificação do título de «Mediador do Parlamento Europeu para as crianças vítimas de rapto parental» para a nova designação de «Coordenador(a) do Parlamento Europeu para os Direitos da Criança» e a criação de um gabinete permanente na instituição demonstram o compromisso assumido há muito pelo Parlamento para com o reconhecimento e a proteção dos direitos da criança.