Eurobarómetro 
Sondagens de opinião do Parlamento Europeu 
 

Parlameter 2019: Responder ao apelo para lá da votação. Um Parlamento mais forte para ouvir os cidadãos 

Alguns meses após as eleições europeias, o inquérito Eurobarómetro do Parlamento Europeu do outono – Parlómetro 2019 – mostra que o apoio dos cidadãos à pertença à União Europeia atingiu um nível elevado: quase seis em cada dez europeus continuam a ser favoráveis a que o seu país seja membro da UE.

Além disso, as eleições europeias de 2019 contribuíram positivamente para o aumento do nível de satisfação com o funcionamento da democracia na União Europeia: 52% (+3 pontos percentuais) dos europeus partilham este sentimento.

Os cidadãos europeus desejam especificamente um Parlamento Europeu mais forte, já que 58% dos inquiridos instam a um Parlamento mais influente no futuro. Trata-se de um acréscimo de 7 pontos percentuais desde a primavera de 2019 e o resultado mais elevado nesta questão desde 2007.

As alterações climáticas tornaram-se a questão prioritária para a maioria dos europeus. Embora as prioridades variem em todos os Estados-Membros, as alterações climáticas estão no topo, ultrapassando a luta contra a pobreza, o terrorismo e o desemprego na média da UE. No que diz respeito aos valores europeus, uma clara maioria considera os direitos humanos em todo o mundo, a liberdade de expressão e a igualdade de género como principais valores fundamentais que têm de ser preservados na União Europeia.

O Parlómetro 2019 analisa mais pormenorizadamente a questão da proteção do ambiente. A maioria absoluta dos inquiridos considera que as alterações climáticas são atualmente a questão ambiental mais importante, seguindo-se a poluição atmosférica, a poluição marítima, a desflorestação e a quantidade crescente de resíduos. Além disso, quase seis em cada dez europeus consideram que os protestos em favor da ação climática liderados pelos jovens tiveram um impacto direto tanto a nível da UE como da política nacional.

Por último, mas não menos importante: o Eurobarómetro do outono do Parlamento oferece uma visão do tipo de informação relacionada com a UE que interessa aos cidadãos europeus e como estes podem imaginar uma maior participação no processo de deliberação da UE. No total, três quartos dos europeus (77%) gostariam de receber mais informações sobre as atividades das instituições europeias – especificamente sobre as consequências concretas da legislação da UE a nível local, regional e nacional – e sobre as atividades do Parlamento Europeu e dos seus deputados.