Oportunidades de emprego: como candidatar-se 

Vagas

O Parlamento oferece diferentes condições contratuais aos seus agentes, consoante as modalidades de seleção e o trabalho que executam: funcionários, agentes temporários, agentes contratuais e assistentes parlamentares acreditados. Leia para saber mais!

Poderá encontrar todas as oportunidades de carreira existentes no Parlamento Europeu e apresentar a sua candidatura através da nossa plataforma APPLY4EP.

Também pode informar-nos de que está interessado(a) em trabalhar no Parlamento Europeu, apresentando uma candidatura espontânea através da plataforma APPLY4EP.

Cumpre referir que os seus dados pessoais serão tratados em conformidade com o Regulamento (UE) 2018/1725.

O Parlamento organiza igualmente dois períodos de estágio de cinco meses por ano.

Como posso tornar-me funcionário(a) do Parlamento Europeu?

Os efetivos permanentes do Parlamento são os seus «funcionários», selecionados através de concursos organizados numa das seguintes três categorias:

  • categoria AD (ou «Administrador»): Trabalho a nível político, de investigação, de análise e de gestão numa vasta gama de domínios
  • categoria AST (ou «Assistente»): Trabalho a nível administrativo, técnico ou de assistência numa vasta gama de domínios
  • categoria AST/SC (ou «Secretário/escriturário): Funções de secretariado e escriturário numa vasta gama de domínios

Os concursos são organizados conjuntamente para todas as instituições da UE pelo Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO).

Os anúncios de concurso são regularmente publicados no sítio Internet do EPSO na página «Em curso». Esta página contém igualmente informações indicativas sobre oportunidades futuras que ainda não foram publicadas.

O Parlamento Europeu publica ocasionalmente processos de seleção específicos para lugares de funcionários diretamente na sua plataforma APPLY4EP.

Como posso tornar-me agente temporário?

Podem ser recrutados agentes temporários para:

  • ocupar um lugar do Parlamento a que tenha sido conferido caráter temporário;
  • ocupar temporariamente um lugar permanente (funcionário);
  • prestar assistência ao Presidente do Parlamento, a um dos 14 vice-presidentes do Parlamento ou a um dos seus 5 Questores.

O Parlamento Europeu publica ocasionalmente processos de seleção específicos para lugares de agentes temporários na sua plataforma APPLY4EP.

Os lugares temporários são igualmente publicados no sítio Internet do EPSO.

Os grupos políticos do Parlamento também empregam agentes temporários, que são selecionados através de processos publicados no sítio Web de cada grupo político.

Como posso tornar-me agente contratual?

Os agentes contratuais são recrutados para substituir funcionários e agentes temporários ou reforçar determinados serviços, geralmente por um período limitado.

Os agentes contratuais podem ser contratados para executar diferentes tarefas. Alguns agentes contratuais são contratados para prestar assistência no quadro de uma mudança organizacional durante períodos de transição e constituem uma capacidade adicional em domínios especializados em que são necessárias essas competências. Os agentes contratuais podem também ser contratados para executar uma série de tarefas manuais ou de apoio administrativo.

Os agentes contratuais podem ser contratados para executar tarefas em quatro domínios distintos:

  • Tarefas administrativas, de consultoria, linguísticas e outras tarefas técnicas equivalentes.
  • Tarefas de execução, redação, contabilidade e outras tarefas técnicas equivalentes.
  • Tarefas de escritório e secretariado e outras tarefas equivalentes.
  • Tarefas manuais e ou administrativas de apoio.

O Parlamento Europeu publica ocasionalmente processos de seleção específicos para lugares de agentes contratuais na sua plataforma APPLY4EP.

Na maioria dos casos, o Parlamento recruta agentes contratuais através da base de dados para seleção de agentes contratuais EPSO (CAST), pelo que o primeiro passo consiste em criar uma conta EPSO. Se o seu perfil profissional corresponder às necessidades específicas de um serviço de recrutamento, pode ser convocado para realizar testes de seleção e subsequentemente para uma entrevista.

Pode consultar a lista dos perfis CAST abertos no sítio Internet do EPSO.

Como posso tornar-me assistente parlamentar acreditado?

Os deputados selecionam os seus assistentes parlamentares acreditados (ou «APA»). As competências, os conhecimentos específicos, as afinidades políticas podem também constituir critérios de seleção. A administração do Parlamento propicia e estabelece o quadro contratual, mas não participa na seleção dos assistentes parlamentares acreditados.

Existem 19 graus de APA e dois «grupos de funções» (I e II).

  • Os APA recrutados no grupo de funções I desempenham principalmente funções de apoio administrativo e de secretariado (graus 1 a 13);
  • Os APA recrutados no grupo de funções II desempenham principalmente funções de redação e de consultoria (graus 7 a 19).

Os APA trabalham diretamente para os deputados nos seus gabinetes em Bruxelas e Estrasburgo, prestando apoio ao seu trabalho parlamentar e político, bem como apoio administrativo. Pode consultar a lista dos deputados ao Parlamento Europeu aqui.

Os serviços de recursos humanos do Parlamento asseguram e gerem os contratos de trabalho de acordo com as condições aplicáveis a todos os assistentes parlamentares.