Estágios no Parlamento Europeu 

O Parlamento Europeu propõe duas modalidades de estágios: Estágios no Secretariado-Geral (estágios «Schuman») e estágios com deputados ao Parlamento Europeu

Estágios no Secretariado-Geral – Estágios «Schuman»

Os estágios «Schuman» são remunerados e podem ser realizados num dos locais de trabalho oficiais do Parlamento Europeu – Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo – ou nos Gabinetes de Ligação nos Estados-Membros.

Os estágios «Schuman» são assim designados em homenagem a um dos principais artífices do projeto de integração europeia, que é responsável por mais de 70 anos de paz e prosperidade na Europa. Robert Schuman propôs o controlo conjunto da produção franco-alemã de carvão e de aço, dando assim origem à criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, a primeira das Comunidades Europeias, agora União Europeia.

Porque devo candidatar-me?

Um estágio «Schuman» permitirá enriquecer o teu percurso educativo e a tua formação profissional. Permitir-te-á conhecer por dentro o trabalho das instituições da União Europeia e do Parlamento Europeu, um fórum fundamental para a tomada de decisões e o debate político a nível da UE.

Os estágios «Schuman» podem ser realizados numa vasta gama de domínios: por exemplo, políticas internas e externas da UE, finanças, direito, multilinguismo, administração, infraestruturas e logística, comunicação ou tecnologias da informação.

O Parlamento Europeu é um empregador que promove a igualdade de oportunidades; os estágios estão abertos a todos os candidatos sem distinção de género, orientação sexual, origem cultural, étnica e religiosa ou deficiência, e podem ser efetuadas adaptações razoáveis para ter em conta as necessidades de candidatos com deficiência que sejam selecionados.

Como parte do compromisso do Parlamento de homenagear os jornalistas mortos durante o exercício do seu trabalho, a Direção-Geral da Comunicação oferece vários estágios «Schuman» em memória de Ján Kuciak, jornalista de investigação eslovaco assassinado em fevereiro de 2018.

Posso candidatar-me?

Os candidatos a um estágio «Schuman» devem satisfazer as seguintes condições:

  • ter, no mínimo, 18 anos de idade;
  • possuir a nacionalidade de um Estado-Membro da União Europeia ou de um país em fase de adesão ou candidato à adesão (pode também ser oferecido um número muito limitado de estágios a nacionais de outros países);
  • ser titulares de diploma de nível universitário;
  • ter um conhecimento profundo de uma das línguas oficiais da UE e um muito bom conhecimento de uma outra língua oficial (os cidadãos de países terceiros devem ter um conhecimento muito bom de inglês, francês ou alemão);
  • fornecer um certificado do registo criminal válido;
  • não ter trabalhado, nem não ter beneficiado de qualquer outro tipo de estágio, por um período superior a dois meses consecutivos numa instituição, num organismo ou numa agência da UE;
  • não ter efetuado uma visita de estudo ao Secretariado-Geral do Parlamento Europeu no período de seis meses anterior ao início do estágio.

Como apresentar uma candidatura?

Para apresentar uma candidatura, visitar a nossa página de candidatura a estágios:

  1. Selecionar e candidatar-se a um máximo de três estágios;
  2. Se for pré-selecionado, o candidato terá de apresentar determinados documentos comprovativos da elegibilidade;
  3. Se o candidato for selecionado, receberá uma carta de admissão oficial por correio eletrónico.

Os estágios «Schuman» têm a duração de cinco meses:

  • Período de estágio de 1 de outubro a 28/29 de fevereiro
    • período de candidatura: de 1 a 30 de junho
  • Período de estágio de 1 de março a 31 de julho
    • período de candidatura: de 1 a 30 de novembro

As candidaturas espontâneas não serão tidas em conta.

Outras informações

Para mais informações, consultar:

Contacto

Para mais informações sobre os estágios «Schuman», contacte-nos das seguintes formas:

Contact: 

Estágios com deputados ao Parlamento Europeu

Os deputados ao Parlamento Europeu podem oferecer estágios remunerados nos seus gabinetes do Parlamento Europeu em Bruxelas (ou em Estrasburgo), com base numa convenção com o Parlamento Europeu.

Porque devo candidatar-me?

Um estágio permitirá enriquecer a teu percurso educativo e a tua formação profissional. Permite também compreender melhor os métodos de trabalho dos deputados ao Parlamento Europeu.

Os estágios junto de deputados ao Parlamento Europeu podem ser realizados num vasto leque de domínios. O deputado que oferece o estágio atribui tarefas específicas a realizar durante o estágio.

Posso candidatar-me?

Os deputados escolhem livremente os seus estagiários. No entanto, os candidatos devem preencher os seguintes critérios:

  • ter idade igual ou superior a 18 anos (podem ser concedidas derrogações a este limite de idade mediante pedido devidamente fundamentado);
  • possuir a nacionalidade de um Estado-Membro da União Europeia ou de um país em fase de adesão ou candidato à adesão. Não obstante, os deputados podem oferecer um estágio a nacionais de países terceiros, desde que estes cumpram os requisitos em matéria de vistos;
  • ser titulares de um diploma do ensino secundário correspondente ao nível exigido para acesso à universidade, ou tenham efetuado estudos superiores ou técnicos de um nível equivalente, ou sejam titulares de um diploma de nível universitário;
  • ter um conhecimento profundo de uma das línguas oficiais da União Europeia;
  • não beneficiar, durante o estágio, de um contrato de trabalho ou de qualquer outro vínculo contratual;
  • não ter efetuado previamente um estágio com um deputado, nem ter trabalhado como assistente parlamentar de um deputado, quer local quer acreditado.

Como candidatar-se?

Para apresentar uma candidatura, é necessário contactar diretamente os deputados ao Parlamento Europeu.

A duração do estágio é de seis semanas a cinco meses consecutivos e é decidida pelo deputado que oferece o estágio. O estágio pode ter início em qualquer altura do ano.

Os estagiários recebem uma bolsa mensal que pode variar entre 816 euros e 1 339 euros para um contrato a tempo inteiro.