Mensagem de boas-vindas

Portrait of Ms Ingeborg Gräßle, CONT Chair
Ms Gräßle_portrait_15-04-13_web.jpg © European Parliament
Bem-vindo ao controlo orçamental do Parlamento Europeu! Presido à comissão, que, nesta legislatura, é composta por 30 colegas de 17 Estados-Membros. As comissões reúnem-se, em regra, uma ou duas vezes por mês.

Controlamos a utilização dos fundos oriundos do orçamento da UE (cerca de 130 mil milhões de euros ao ano). A Comissão Europeia é o nosso principal gestor orçamental, gastando a maior parte dos fundos, 80 % dos quais nos Estados-Membros e 13 % em todo o mundo. Os restantes 7 % constituem meras despesas administrativas. Verificamos se os meios foram utilizados de forma regular e se os objetivos políticos foram atingidos. Por outras palavras: beneficiam os cidadãos de um verdadeiro valor acrescentado em relação ao preço que pagam?

A Comissão do Controlo Orçamental é igualmente responsável pelo Organismo Europeu de Luta Antifraude e pelo Banco Europeu de Investimento, no Luxemburgo. A nossa atividade estende-se ainda a aspetos horizontais da legislação europeia.

Contamos com o apoio fundamental do Tribunal de Contas, no Luxemburgo: os seus relatórios constituem uma base importante para o nosso trabalho.

A gestão financeira é como uma prova dos nove: se não funciona, muitas outras coisas também não funcionam.

Para mais informações, consulte o nosso sítio Web. Está interessado? Contacte-nos!

Com os nossos melhores cumprimentos,
Inge Gräßle