Mensagem de boas-vindas

Presentation of the Committee on Industry, Research and Energy by its Chair Jerzy Buzek.
Interview with Jerzy Buzek - ITRE chair © European Parliament
Tendo a reindustrialização como objetivo primacial, a comissão ITRE centrará as suas atenções em quatro domínios prioritários.

Antes de mais, temos de garantir que o enquadramento jurídico e económico da UE permita que o sector industrial europeu se torne mais inovador. Este desiderato pressupõe que se adapte e mobilize os programas de educação e de I&D da União Europeia para dar uma resposta eficaz às necessidades reais da indústria.

Em segundo lugar, as políticas da UE têm de impulsionar o desenvolvimento e o crescimento das pequenas e médias empresas europeias. Ajudar a reforçar as PME remete tanto para o financiamento, como para a abertura de programas de investigação, para modalidades de formação vocacionadas para o desenvolvimento de competências ou para a legislação fiscal.

O nosso terceiro objetivo prioritário consiste na criação de um verdadeiro mercado digital na Europa. Trata-se de tirar partido das economias de escala do mercado europeu para diminuir custos e impulsionar a capacidade de inovação das empresas europeias. Quer a comissão ITRE, quer o Parlamento no seu todo, possuem um ótimo historial neste domínio — e, com nova legislação, tencionamos ir ainda mais além.

Por último, embora esta talvez seja a vertente mais importante, o propósito de tirar pleno partido da política energética comum da UE constituirá, para nós, uma prioridade fundamental. Só com segurança no domínio energético é que poderemos tornar a nossa economia globalmente competitiva e evitar o declínio económico.

O nosso objetivo consiste em fazer regressar a economia europeia à senda do crescimento — e fazê-lo de forma sustentável. Queremos transformar a Europa num lugar melhor para se viver.