Mensagem de boas-vindas

Presentation of the Committee on Petitions by its Chair Cecilia Wikström.
Interview with Cecilia Wikström - PETI chair © European Parliament
É com prazer que lhe damos as boas-vindas à página Web da Comissão das Petições, onde poderá encontrar informações sobre o trabalho realizado por esta comissão em nome dos cidadãos e residentes da União Europeia.

A Comissão das Petições constitui o elo entre os cidadãos e as instituições da UE. Os tratados da UE conferem a todos os cidadãos europeus o direito de se dirigirem ao Parlamento Europeu para relatar diversos tipos de problemas que enfrentam no quotidiano, desde que as questões levantadas se insiram no âmbito de atividades da União Europeia.

É na qualidade de presidente da Comissão das Petições que luto para que a União Europeia tire maior proveito da experiência direta dos cidadãos com o direito da UE. As situações vividas pelos cidadãos podem ajudar-nos enquanto legislador e devem servir para melhorar a legislação no futuro.

A Comissão das Petições desempenha também um importante papel na identificação de problemas relacionados com a aplicação do direito da UE a nível nacional.

É imperativo garantir que as oportunidades e os direitos criados pela legislação da UE se tornem uma realidade para benefício de todos os cidadãos da Europa.

Cecilia Wikström