Departamentos temáticos
Os departamentos temáticos são responsáveis pela disponibilização de conhecimentos especializados e aconselhamento em matéria de políticas para apoiar as atividades dos diversos órgãos parlamentares, principalmente as comissões. Com base em análises efetuadas a nível interno ou externo, os departamentos temáticos fornecem informação independente, especializada, objetiva, de elevada qualidade e atualizada em todos os domínios de atividade da instituição.
Os departamentos temáticos efetuam análise em matéria de políticas numa ampla variedade de formatos, mais frequentemente em resposta a pedidos das comissões ou delegações do Parlamento. Nesta base de dados encontrará textos que vão desde estudos a briefings, passando por análises aprofundadas sobre assuntos ou países específicos. Esta produção escrita serve para diversos fins, alimentando diretamente o trabalho legislativo de uma comissão específica ou fornecendo informação às delegações de deputados.
Unidade de Apoio à Governação Económica
A Unidade de Apoio à Governação Económica fornece briefings para os diálogos económicos e as audições sobre responsabilização organizadas pela comissão competente do Parlamento. Além disso, a Unidade produz regularmente documentos de base e tabelas neste domínio.
Direção da Avaliação do Impacto e do Valor Acrescentado Europeu
A Direção da Avaliação do Impacto e do Valor Acrescentado Europeu, no âmbito da Direção Geral dos Serviços de Estudos do Parlamento Europeu (EPRS), fornece investigação relativa a diversos aspetos da avaliação ex-ante e ex-post da legislação e das políticas da UE. Nesta base de dados encontrará: análises pormenorizadas de avaliações de impacto (AI) realizadas pela Comissão Europeia; AI complementares ou de substituição; AI sobre alterações parlamentares; "análises da aplicação europeia" relativas à execução e eficácia da legislação e das políticas da UE na prática; relatórios sobre o custo da não Europa nos domínios políticos onde se poderia conseguir uma maior eficiência ou mais benefícios coletivos através duma ação conjunta a nível europeu; avaliações sobre o valor acrescentado europeu que explicam a fundamentação dos relatórios de iniciativa legislativa apresentados pelas comissões.
A Unidade de Estudos Científicos Prospetivos (STOA) efetua investigação interdisciplinar e fornece aconselhamento estratégico no domínio da avaliação das opções científicas e tecnológicas e da prospetiva científica. Ela efetua estudos aprofundados e organiza seminários sobre a evolução nestes domínios, sob a orientação do painel STOA de 24 deputados do PE.