Últimas

Next SEDE meeting

23-01-2020 - 17:03
SEDE meeting room on 17 June 2015

Em destaque

Documentos úteis

Próximas transmissões

27-01-2020 16:00 / 17:30 SEDE

Biblioteca Multimédia

21-01-2020 - 16:37
AFET SEDE Reunião

Mensagem de boas-vindas

Nathalie Loiseau

Um contexto geoestratégico turbulento com potências militares emergentes, a persistência da ameaça terrorista, conflitos armados na vizinhança imediata, o aumento da guerra híbrida e ciberataques contra as infraestruturas estratégicas da UE contribuíram para tornar a segurança e a defesa uma prioridade absoluta na agenda política.

Ao adotar uma Estratégia Global em 2016, a UE abriu um caminho, com o objetivo de reforçar o seu papel em matéria de segurança e defesa, tal como muitos europeus desejam. Estão a surgir novos instrumentos: a cooperação permanente estruturada, que reúne 25 Estados-Membros e permite a concretização do conceito de mobilidade militar na Europa e do Fundo Europeu de Defesa. Estes instrumentos estão ao serviço da autonomia estratégica europeia, para que possamos participar plenamente nas nossas alianças e defender-nos de forma autónoma, sempre que possível.

A missão da Subcomissão da Segurança e da Defesa é permitir um debate público e um controlo parlamentar aprofundados de todas as ações da UE no domínio da PCSD, nomeadamente em termos de instituições, capacidades e operações. A Subcomissão SEDE tenciona contribuir ativamente para a formulação da política da UE em matéria de segurança e defesa. O desenvolvimento das relações com os parceiros estratégicos, nomeadamente a NATO e a ONU, bem como com países terceiros que sejam defensores do multilateralismo e de uma ordem internacional ao serviço da paz, estará também no centro das atividades futuras da Subcomissão SEDE.

Nathalie Loiseau

Competências



Contactos

Hiperligações