Veuillez remplir ce champ

Mensagem de boas-vindas

É uma honra e uma enorme satisfação pessoal e política presidir à Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com a República Federativa do Brasil (D-BR) - um país amigo, com uma história e uma cultura que se cruzam frequentemente com a europeia e com o qual a União Europeia (UE) tem uma das suas mais antigas relações diplomáticas, pois desde a década de 60 que os dois parceiros possuem relações diplomáticas formais.

As reuniões da Delegação realizam-se quer em Bruxelas, quer em Estrasburgo, existindo regularmente reuniões com os nossos homólogos do Congresso da República Federativa do Brasil, que têm lugar alternadamente em Bruxelas e em Brasília.

Conscientes de que o Brasil, sendo o quinto país a nível mundial em termos de superfície e de população, e o oitavo em termos económicos, constitui um «global player» na cena internacional, foi criada a Parceria Estratégica UE-Brasil na sequência da Primeira Cimeira entre ambas as partes, realizada em julho de 2007.
Esta Parceria abrange diversas áreas de interesse comum, entre as quais as a investigação científica, o ambiente e as alterações climáticas, a energia sustentável, o combate à pobreza, o processo de integração do Mercosul e a estabilidade e prosperidade na América Latina. A União Europeia e o Brasil continuam a ser importantes parceiros comerciais, sendo a UE o segundo maior parceiro comercial do Brasil (17,4 % das suas exportações totais, de acordo com dados de 2018) e o Brasil o 11.º maior parceiro comercial da UE (1,6% do comércio total da UE, de acordo com dados do mesmo ano) e o maior exportador de produtos agrícolas para a União Europeia.
É neste quadro geral que a D-BR prossegue um duplo objetivo: a monitorização, na sua qualidade de braço legislativo europeu, do Plano de Ação Conjunto (instaurado no âmbito da Parceria Estratégica), e a promoção da construção de uma relação interparlamentar forte, permanente, franca e cordial, baseada nos nossos princípios comuns, fundados na relação secular entre europeus e brasileiros. A palavra-chave é cooperação. Cooperação entre as duas margens do Atlântico. Cooperação que pretendo fomentar, para fazer face aos desafios da próxima década.

José Manuel FERNANDES
Presidente da Delegação para as Relações com a República Federativa do Brasil
(2019-2024)

Next meeting

18-12-2019 17:10
The next meeting of the Delegation for Relations with the Federative Republic of Brazil (D-BR) is scheduled to take place on

Thursday, 23 January 2020
14.00 - 15.30
room: Altiero Spinelli (ASP) 1 G 3

NEW BUREAU

12-11-2019 14:52
Family photo constitutive meeting of the D-BR delegation Family photo constitutive meeting of the D-BR delegation
Constituive meeting of the D-BR delegation © European Union (2019)

During its constitutive meeting on 26 September 2019 the Delegation for Relations with the Federative Republic of Brazil (D-BR) elected the following bureau members:

Chair: José Manuel FERNANDES (EPP, PT)

1st Vice Chair: Manuel PIZARRO (S&D, PT)

2nd Vice-Chair: Anna CAVAZZINI (GREENS/EFA, DE)



Contactos

Strasbourg & Brussels