«São os factos, e não o medo, que ajudam as pessoas a proteger-se»

Gunnar Controla o estado de saúde dos passageiros e dá conselhos úteis Estónia, Taline

A reabertura dos portos e dos aeroportos tem de ser cuidadosamente gerida, a fim de evitar uma segunda vaga de COVID-19. Em Taline, voluntários da Cruz Vermelha da Estónia estão a dar uma ajuda. Gunnar é um destes voluntários. «O meu papel é assegurar que todos os passageiros que chegam estão bem informados e sabem como aplicar as precauções necessárias para impedir a propagação do vírus. Controlamos a saúde dos passageiros, vemos a sua temperatura e fornecemos orientações de base», explica. Os voluntários da Cruz Vermelha, como Gunnar, desempenham um papel importante nos esforços contra este surto. Educam o público, partilham informações sobre a prevenção, ajudam a prevenir a desinformação e controlam os rumores e o pânico. Taline é apenas um exemplo de muitas cidades em toda a Europa a tomar iniciativas semelhantes. O Parlamento tem apelado a uma reabertura rápida e completa das fronteiras da UE, sem qualquer discriminação com base na nacionalidade, a fim de assegurar a recuperação económica da UE após a pandemia de COVID-19. Saiba mais em: https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/priorities/fronteiras-da-ue/20200506STO78514/covid-19-e-a-reabertura-das-fronteiras-schengen-o-que-pode-a-ue-fazer.

«Poderemos vencer contando histórias juntos, partilhando as nossas alegrias e os nossos sucessos»

Pille Oferece apoio aos pais através da campanha «Ler em Voz Alta» Estónia, Taline

À medida que o coronavírus vai alastrando, a maioria das pessoas habituada a partilhar o seu local de trabalho, enfrenta subitamente a realidade de um novo espaço de trabalho - a sua própria casa. Por outro lado, escolas em toda a Europa fecharam as suas portas às crianças - à exceção dos filhos de trabalhadores essenciais - o que significa que a maioria das famílias deverão agora passar longos períodos de tempo juntos em casa. A realidade de dever alternar entre as obrigações profissionais e uma agitada vida familiar pode ser assustadora. É aí que entra a campanha «Ler em Voz Alta». Pille e a sua equipa oferecem apoio aos pais que trabalham a partir de casa e procuram atividades educativas e estimulantes para os seus filhos. «Ler em Voz Alta» estimula as crianças a ler, ouvir histórias e inclusivamente a criar as suas próprias histórias. Este apoio estabelece-se através de chamadas pessoais através do Facebook ou via Skype, adaptando a experiência ao nível de leitura de cada criança, garantindo assim o seu interesse. A possibilidade de praticar a leitura em voz alta garante a melhoria progressiva dos níveis de literacia, ao mesmo tempo que fomenta a autoconfiança da criança.

«Todos os estudantes devem ter acesso a uma educação de elevada qualidade durante a sua permanência em casa»

Maria A empresa EdTech trabalha para garantir a igualdade de acesso aos dispositivos de aprendizagem eletrónica Estónia, Taline

A solidariedade e a entreajuda são mais importantes do que nunca para superarmos, juntos, a pandemia de Covid-19. Nesta perspetiva, Maria liga famílias estónias para que se possam ajudar mutuamente num problema específico. Embora os estudantes estónios sejam convidados a frequentar aulas de aprendizagem eletrónica a partir de casa, nem todos podem fazê-lo, devido à falta de dispositivos eletrónicos como computadores portáteis ou tablets. Graças ao projeto de Maria, intitulado «Um computador para cada estudante», as famílias que dispõem de dispositivos não utilizados em casa ou no escritório podem dá-los a quem não os tem e assegurar que todos os estudantes tenham acesso à aprendizagem à distância. Em menos de um mês, foram trocados entre famílias 1200 computadores.