«É necessário solidariedade e coordenação entre as organizações da sociedade civil»

Baiba Propôs ao Governo letão medidas de emergência para ajudar a cobrir as despesas de base de pessoas carenciadas Letónia, Riga

Como levar a vida por diante após a COVID-19 se ficou desempregado ou sofreu um corte drástico no seu salário? Para ajudar os cidadãos a lidarem com estas situações, a Associação Nacional para a Defesa do Consumidor da Letónia tem proposto medidas de emergência ao Governo letão. «Fizemos pressão para que fossem atribuídos benefícios aos cidadãos que, na sequência da crise, não conseguissem assegurar as suas necessidades básicas e, assim, metade das suas despesas serão reembolsadas», refere Baiba. «Estivemos também envolvidos nas decisões de dar aos consumidores a oportunidade de reduzirem as suas dívidas, bem como de se adiar o prazo para o pagamento de impostos, e contribuímos para que os consumidores mais vulneráveis possam agora candidatar-se a um subsídio de aquecimento». Baiba, que é também membro do Comité Económico e Social Europeu (CESE), destaca que o período pós-COVID-19 exigirá um CESE forte e estável, com membros competentes e plenamente empenhados na representação dos interesses das organizações da sociedade civil.

«Damos o nosso melhor para defender os direitos e os interesses das pessoas com deficiência»

Gunta Presta informações importantes a pessoas com deficiência na Letónia Letónia, Riga

As pessoas com deficiência encontram-se entre as mais vulneráveis aos efeitos da crise. Infelizmente, muitas têm afirmado sentir-se desamparadas e ter um acesso bastante limitado a informações importantes. É aqui que entra em ação a SUSTENTO, a organização letã para pessoas com deficiência. «Damos o nosso melhor para defender os direitos e interesses das pessoas com deficiência. Muitas decisões governamentais foram tomadas de forma precipitada, sem ter em consideração os interesses destas pessoas. A nossa principal função é colocar os seus interesses na agenda política», explica Gunta. Tendo em conta que 25 % da população tem dificuldades de leitura, a SUSTENTO decidiu dedicar-se também à tradução das notícias diárias para um letão mais claro, tornando-as amplamente acessíveis. «Criámos também uma linha telefónica para as pessoas sem acesso à Internet ou a outras fontes de informação. O atendimento é feito em letão, em russo e em inglês», acrescenta Gunta.

«Ser capaz de acolher concertos drive-in foi uma das melhores experiências da minha carreira»

Mārcis Organizou o primeiro concerto drive-in na Letónia Letónia, Ādaži

Sente-se confortavelmente no seu carro, ponha uns auscultadores, relaxe e deixe-se transportar pela música. Esta foi a experiência concebida por Mārcis para os amantes de música letões. No entanto, em vez de ouvir um disco ou transmitir música, ele propôs verdadeiros concertos ao vivo inspirados nos cinemas drive-in dos EUA. «O cancelamento de todos os meus concertos partiu-me o coração. Faltava a ligação com o público. Apesar de poder continuar a dar aulas de guitarra a pessoas em toda a Europa e a preparar as minhas gravações, estes foram tempos muito difíceis», recorda Mārcis. «Foi então que vi uma reportagem que mostrava um cinema drive-in na Alemanha. Ocorreu-me imediatamente: porque não realizar um concerto drive-in?» Apesar das questões técnicas e da resistência das autoridades letãs, Mārcis recusou-se a baixar os braços. Acabou por obter a autorização necessária e realizou o que classifica agora de melhores concertos da sua vida. «Ambos os concertos esgotaram em 10 minutos e a reação foi excelente. Esta experiência fez-me tomar consciência de como sou abençoado por fazer aquilo que gosto», conclui Mārcis.

«Queremos que os nossos vídeos promovam a cooperação criativa»

Companhia de teatro KVADRIFRONS Publicou vídeos com leituras de contos do livro «Decameron», de Giovanni Boccaccio Letónia, Riga

Hora do conto! Em 16 de março, a companhia de teatro KVADRIFRONS começou a publicar diariamente um vídeo no qual várias pessoas leem contos em voz alta. Todas as histórias são retiradas da obra «Decameron» de Giovanni Boccaccio, um clássico da literatura italiana que compila mais de 100 contos narrados no contexto da pandemia da Peste Negra. «Consideramos estas histórias muito relevantes para a situação em que nos encontramos atualmente. Além disso, a participação e presença nesta iniciativa criam um sentimento de união», refere um membro da companhia de teatro. Embora as sessões de vídeo tenham terminado em maio, as leituras ainda estão disponíveis na página Facebook, no canal Youtube e na «playlist» Spotify da companhia KVADRIFRONS.

«Uma refeição quente é uma forma de agradecermos àqueles que nos estão a salvar»

Fundação «Hospiss LV» Distribui refeições quentes gratuitas ao pessoal médico Letónia, Riga

Desde restaurantes a empresas, passando por voluntários, muitas pessoas de diferentes proveniências juntaram-se para distribuir refeições quentes gratuitas ao pessoal médico. A iniciativa partiu da fundação «Hospiss LV», que tem ajudado a fornecer mais de 50 000 refeições desde que o surto de COVID-19 atingiu a Letónia. «Com esta iniciativa, ajudamos o pessoal médico que trabalha incansavelmente por todos nós e apoiamos as empresas de “catering”, às quais esta crise também trouxe desafios inesperados», refere um representante da fundação. Os esforços da «Hospiss LV» servem de inspiração para iniciativas semelhantes em toda a Europa. O Parlamento Europeu, por exemplo, manteve a sua cantina aberta, em Bruxelas, para servir refeições às pessoas mais necessitadas.