«É ótimo fazer parte da onda de bondade que envolve toda a Lituânia, contribuindo assim para a luta contra a Covid-19»

Tadas Trabalha numa biblioteca centrada em soluções inovadoras para lutar contra a Covid-19 Lituânia, Kaunas

A biblioteca pública municipal Vincas Kudirka, em Kaunas, na Lituânia, recentrou rapidamente as suas atividades na luta contra a Covid-19, produzindo puxadores de portas simples mas eficazes, que funcionam sem usar as mãos. A equipa da biblioteca usou todas as impressoras 3D disponíveis para produzir dispositivos para portas que permitem que as pessoas abram as portas sem agarrar no puxador. Além desta inovação, a equipa de bibliotecários e engenheiros informáticos imprimiram centenas de viseiras protetoras para os profissionais de saúde.

«Para evitar desperdiçar comida, decidimos oferecer alimentação aos hospitais locais. A iniciativa rapidamente se tornou um movimento de solidariedade»

Odeta Oferece refeições gratuitas a equipas médicas e bancos alimentares graças a donativos do público Lituânia, Vílnius

Como a cadeia de restaurantes de Odeta, «Jurgis ir drakonas», se defrontava com o desperdício de grandes quantidades de alimentos, decidiu cozinhar e oferecer refeições às equipas que trabalham nos hospitais em Vílnius e Kaunas. Após partilhar a iniciativa nas redes sociais, cidadãos e empresas de todo o país ofereceram-se para contribuir. Graças aos seus donativos, Odeta e os seus colegas oferecem refeições gratuitas às equipas médicas, mas também fazem doações aos bancos alimentares locais e a pessoas necessitadas.

«As pessoas continuam a precisar de assistência médica para problemas que não estão relacionados com a Covid-19»

Mindaugas Criou um serviço gratuito em linha que faculta aconselhamento médico básico durante o confinamento Lituânia, Vílnius

Visto que os serviços médicos foram orientados para a luta contra a pandemia, alguns cidadãos ficaram privados dos seus médicos de família, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos. Mindaugas, que é ele próprio médico, criou uma página no Facebook onde as pessoas podem fazer perguntas de natureza médica e receber aconselhamento rapidamente (entre 10 minutos e 24 horas, dependendo da urgência do pedido). Esta ação não só faculta aconselhamento médico básico aos doentes, mas também alivia a carga de trabalho do pessoal médico na linha da frente e evita que fundos públicos sejam orientados para tarefas que não são essenciais nem urgentes.

«Juntos, podemos fazer a diferença»

Gabija e Ieva Lançaram uma campanha de crowdfunding para fornecer equipamento de proteção aos hospitais Lituânia, Vílnius

Com os seus colegas da Laisves TV («TV Liberdade»), um órgão de comunicação social em linha e ONG, Gabija e Ieva lançaram uma campanha de financiamento colaborativo para a compra de equipamento de proteção para os hospitais, em particular aqueles que se encontram em zonas remotas onde a situação é mais crítica do que nas grandes cidades. Em duas semanas, já angariaram mais de 2 milhões de euros. Também têm colaborado com a indústria da moda local no sentido de a ajudar a alterar a produção para equipamento de proteção.

«Nunca desperdice uma boa crise - use-a para unir as pessoas»

Robertas Produz equipamento de proteção para profissionais de saúde Lituânia, Vílnius

Com a ajuda de voluntários, Robertas lançou a produção em grande escala de centenas de milhares de peças de equipamento de proteção para profissionais de saúde na Lituânia. Em seis semanas, produziram mais de 100 000 máscaras cirúrgicas, mais de 240 000 máscaras antibacterianas descartáveis e HEPA 10, bem como mais de 20 000 fatos e batas descartáveis. Graças a Robertas e aos seus voluntários, a falta de equipamento de proteção foi parcialmente colmatada. São iniciativas como estas que permitem aos profissionais de saúde trabalhar em segurança, e evitam que se tornem eles próprios doentes.

«Foi o projeto mais rápido e unificador que alguma vez fizemos»

Eimantas e Tomas Ajudam os hospitais lituanos a comprar material médico Lituânia, Vílnius

Juntamente com a comunidade tecnológica da Lituânia, Eimantas, Tomas e os seus colegas da Tesonet conseguiram angariar 440 mil euros para a compra de material médico para os hospitais lituanos. Todo o projeto, começado de raiz, foi realizado em apenas 72 horas e ajudou a equipar o maior hospital da Lituânia com ventiladores muito necessários e a fornecer outro equipamento, como fatos de proteção ou máscaras de algodão, a lares de terceira idade. Estas iniciativas complementam o programa RescEU da UE, que reúne equipamento médico para que os fornecimentos necessários possam chegar rapidamente aos Estados-Membros que não dispõem desse equipamento.