«As nossas iniciativas destinam-se a ajudar e apoiar as comunidades mais afetadas pelo novo normal»

Anca Ajuda as empresas locais e os funcionários dos hospitais durante a pandemia Roménia, Bucareste

Para ajudar as empresas locais a sobreviver ao encerramento forçado durante o confinamento, Anca teve uma ideia. Convidou a sua comunidade de Facebook a comprar cartões de oferta a estas empresas, que serão utilizados logo que estas possam reabrir as suas portas. «Em menos de 24 horas, a campanha disseminou-se nas redes sociais», afirma. «A plataforma de reserva em linha CardCadou decidiu fazer uma parceria connosco e a iniciativa inclui agora mais de 140 pequenas empresas de toda a Roménia». Mas Anca gostaria ainda de encontrar novas formas de ajuda. Desenvolveu também uma nova plataforma denominada «Café para os Hospitais» onde as pessoas podem comprar vales de café destinados a trabalhadores hospitalares. «Graças a #cafeapentruspitale, levámos toneladas de café de qualidade para hospitais em Bucareste e em cinco outras cidades romenas», afirmou Anca. As reações dos médicos e dos enfermeiros foram de tal forma positivas que a torrefação de café The Barn Berlin decidiu levar a iniciativa para a Alemanha.

«O meu objetivo é ajudar a organizar e arrumar casas e pertences de uma forma mais significativa»

Diana Demonstra como as nossas condições de vida influenciam o nosso bem-estar Roménia, Bucareste

À medida que a pandemia nos forçou a fazer o nosso trabalho a partir de casa, a criação de um ambiente de trabalho favorável tornou-se particularmente urgente. Diana criou o seu próprio método de organização, #MareaOrganizare (#TheGreatOrganizingProject), a fim de promover um modo de vida sustentável. Inclui atividades, ideias e conselhos práticos para tornar a organização das nossas casas fácil, divertida e flexível. Os pessoas que participaram no projeto durante a pandemia afirmam que as ajudou a manterem-se concentradas em algo prático e positivo, tornando o seu espaço de habitação mais bem adaptado à nova realidade. Um sistema que implica libertar mais espaço pode parecer contraditório num período em que a maioria das pessoas procura reforçar as suas despensas. Mas para Diana limpar e organizar pode ser uma atividade relaxante. Antes de sair para comprar mais produtos alimentares, por exemplo, ela diz que é essencial verificar aquilo que temos em casa, livrar-nos de produtos fora de prazo e organizar os produtos de forma a que os possamos vê-los claramente.

«Ajudamos os mais vulneráveis distribuindo-lhes alimentos. Uma ideia simples, que envolve muitas pessoas diferentes com uma definição comum de solidariedade. O que poderia ser mais europeu do que isto?»

Marian Protege as pessoas mais vulneráveis à infeção Roménia, Bucareste

Se for uma pessoa idosa, se tiver problemas de saúde ou se for portador de uma deficiência, pode ter receio de sair de casa para ir comprar alimentos essenciais ou medicamentos. Através da iniciativa GROCERIES AT YOUR DOOR («Compras à sua porta»), a associação Geeks for Democracy retira-lhe esse peso de cima. Uma equipa de voluntários distribui «kits» definidos em parceria com um médico e um nutricionista, que incluem alimentos, produtos básicos de higiene e limpeza, e até medicamentos. «Temos um modo de funcionamento que permite aos médicos e aos doentes enviarem as suas receitas por e-mail diretamente para as farmácias», refere Marian. GROCERIES AT YOUR DOOR está a funcionar em pleno em Bucareste e arredores, assim como em nove outras regiões da Roménia. O seu centro telefónico nacional atende pedidos de pessoas necessitadas, enquanto mais de 450 voluntários asseguram que todos os produtos sejam devidamente processados e entregues. A associação trabalha também em parceria com outras ONG na distribuição de comida e produtos básicos de higiene a comunidades vulneráveis.

«Existe a necessidade de uma grande solidariedade social durante este período em que o nosso país está a ser posto à prova»

Adi Dirige o projeto humanitário Solidar Social Roménia, Bucareste

O «Solidar Social» é um projeto humanitário criado pelo chef Adi Hădean, que, juntamente com dezenas de chefs voluntários, prepara refeições quentes diárias para o pessoal médico dos hospitais de Bucareste e para idosos que vivem isolados. A equipa prepara e fornece 1 200 refeições quentes por dia, o que só é possível devido ao apoio dos voluntários e aos donativos de empresas privadas e de particulares. «O Solidar Social nasceu por necessidade e ajudamos com o que sabemos fazer melhor: alimentar as pessoas. Precisamos do contributo de todos para que tudo funcione. A preparação de 1 200 refeições quentes não é fácil. Por isso, precisamos de apoio em muitas áreas, do aprovisionamento de alimentos à logística, à doação de equipamento de proteção», disse o chef Adi Hădean. Até agora, a equipa do «Solidar Social» entregou mais de 26 000 refeições quentes a pessoas necessitadas.  A longo prazo, a Fundação Adi Hădean tem por objetivo desenvolver este projeto humanitário em toda a Roménia, a fim de proporcionar a maior ajuda possível às pessoas necessitadas.

«Procuro sempre utilizar as redes sociais para o bem social»

Alin Dedica-se à denúncia de notícias falsas Roménia, Bucareste

Quando Alin começou a detetar desinformação sobre a propagação da COVID-19 no seu feed das redes sociais, soube exatamente onde precisava de concentrar o trabalho da sua ONG. A Internet capacita todos os aspetos da natureza humana e isso inclui os menos atrativos. Damos às pessoas, simultaneamente, um acesso sem precedentes ao conhecimento, enquanto nos confrontamos com um rápido aumento da desinformação. Por esse motivo, Alin criou «Just» (que, em romeno, significa «de acordo com a verdade»), uma série de histórias no Instagram que visam corrigir a desinformação sobre a COVID-19 e melhorar as competências de pensamento crítico. Duas vezes por semana, milhares de espetadores sintonizam-se e centenas deles interagem com as histórias e as perguntas de Just. Os espetadores podem adivinhar se acabam de ver uma notícia verdadeira ou falsa e ficam frequentemente surpreendidos ao descobrirem o resultado. Procure sempre fontes fiáveis e evite divulgar notícias falsas. Consulte o nosso breve guia sobre como reconhecer mitos relativos à COVID.19 em https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/priorities/a-resposta-da-ue-ao-coronavirus/20200326STO75917/desinformacao-como-combater-os-mitos-relativos-a-covid-19

«É fundamental mostrar que nos importamos, especialmente nestes tempos difíceis»

Ioana Presta apoio a idosos e a familiares de risco Roménia, Oradea

A promoção da união e da solidariedade europeia é fundamental neste momento preocupante e difícil. Ioana é um ótimo exemplo de como não é preciso procurar longe para encontrar alguém que pode necessitar de ajuda. Esta ajuda pode ser de carácter prático, por exemplo, fazer as compras de mercearia e outros recados ou de caráter social, por exemplo, fazer companhia a outras pessoas através de chamadas telefónicas e de videochamadas. Devido ao distanciamento social, algumas pessoas podem sentir-se mais isoladas do que o habitual, mas existem muitos instrumentos à nossa disposição para minimizar essa sensação. Ao mostrar a outros a nossa interpretação de #EuropeansAgainstCovid19, cada um de nós pode ser fonte de inspiração para a comunidade em nosso redor, ajudando a reforçar a positividade e a resiliência, tal como a Ioana.