DA    DE    EL    EN    ES    FI    FR    IT    NL    PT    SV   
 
A Presidente do Parlamento Europeu
EN  FR
 
Mensagem de Votos de Feliz Ano Novo da Senhora Nicole Fontaine
 

Ao longo do próximo ano, ir-se-ão intensificar as negociações com os países candidatos à União Europeia, o que, aliás, constitui uma das prioridades da Presidência sueca.

Deveremos, deste modo, caminhar para a reunificação da grande família europeia. É um objectivo exaltante. As visitas oficiais que tive ocasião de efectuar à Polónia, à Eslovénia e com os Presidentes dos Parlamentos nacionais dos países candidatos permitiram-me tomar consciência de quão forte é a expectativa existente, o que pude igualmente constatar através das visitas que nos fizeram os Srs. Vaclav Havel e Kucan.

Contudo, certamente que a imagem mais comovedora foi a da grande mesa da Cimeira Europeia de Nice, que prefigurava o que será amanhã o Conselho Europeu da futura União.

O ano de 2000 termina com a esperança de paz gorada no Próximo Oriente. É meu profundo desejo que, no prolongamento da visita que o Presidente da KNESSET e o Presidente do Conselho Legislativo Palestiniano, Senhores Burg e Abu Ala, nos fizeram em conjunto no passado dia 5 de Setembro, a esperança de paz renasça em 2001 e que possamos desenvolver uma parceria euro-mediterrânica tão activa quanto possível, correspondendo à expectativa dos povos.

Por último, a Europa dos Cidadãos progrediu no final deste ano, com a assinatura da Carta dos Direitos Fundamentais e com a tomada de consciência muito acentuada de que só soluções europeias podem resolver os problemas dos cidadãos.

Desejo que em 2001 tenhamos progredido concretamente no sentido de uma verdadeira política de saúde pública e de uma verdadeira política de defesa do nosso ambiente.

A todos os meus melhores votos de felicidades, extensíveis às vossas famílias e a uma Europa que saiba tornar-nos mais próximos de vós.
 
© European ParliamentResponsible Website : Hélène Lanvert