Carlos ZORRINHO
Carlos ZORRINHO

Gruppen for Det Progressive Forbund af Socialdemokrater i Europa-Parlamentet

Medlem

Portugal - Partido Socialista (Portugal)

Fødselsdato : , Óbidos

Skriftlige stemmeforklaringer Carlos ZORRINHO

Medlemmerne kan afgive en skriftlig forklaring af, hvordan de har stemt på plenarmødet. Forretningsordenens artikel 194

Det indre marked for vedvarende gas, naturgas og brint (omarbejdning) (A9-0032/2023 - Jerzy Buzek) PT

11-04-2024

Votei favoravelmente o acordo alcançado entre o Parlamento e o Conselho sobre a reforma do mercado do gás porque estabelece regras comuns para os mercados internos do gás natural e gases renováveis e do hidrogénio com vista a preparar a transição do setor do gás para os gases hipocarbónicos e renováveis, em especial o biometano e o hidrogénio. O objetivo é criar um quadro regulamentar para as infraestruturas e os mercados dedicados ao hidrogénio e para o planeamento integrado da rede, utilizando as sinergias entre os fornecedores de energia da forma mais eficiente possível. As novas regras reforçam igualmente a segurança do aprovisionamento e estabelecem regras para a proteção dos consumidores vulneráveis em situação de pobreza energética.

Udformningen af Unionens elektricitetsmarked: forordning (A9-0255/2023 - Nicolás González Casares) PT

11-04-2024

Votei a favor do acordo interinstitucional entre o Conselho e o Parlamento relativo à configuração do mercado de eletricidade na medida em que esta reforma vem reforçar a estabilidade, a acessibilidade dos preços e a sustentabilidade do mercado da eletricidade da União Europeia (UE). Os consumidores e as pequenas empresas serão mais protegidos da volatilidade dos preços através do acesso obrigatório a vários tipos de contratos e da proibição de alterações unilaterais das cláusulas contratuais. Pretende-se dar maior resiliência ao mercado da eletricidade europeu, proteger e dar mais poder aos consumidores, reforçando a sua proteção contra a volatilidade dos preços. Os consumidores devem ter direito a contratos de preços fixos ou variáveis, bem como a mais informações sobre as opções disponíveis. O objetivo consiste em tornar os preços estáveis e mitigar o impacto de choques repentinos nos preços. A proposta dá especial atenção aos consumidores mais vulneráveis ao proibir, por exemplo, os fornecedores de efetuar cortes no abastecimento elétrico.

Asyl- og migrationsforvaltning (A9-0152/2023 - Tomas Tobé) PT

10-04-2024

Votei a favor deste texto porque atualiza as regras da UE sobre o asilo e migração, dando ênfase à cooperação, à solidariedade e ao reforço de respostas em caso de crise, e integra um pacote que não sendo o ideal, é o possível no atual contexto político. O acordado vem colocar termo a um longo período em que muitos clamaram por um instrumento europeu que permitisse uma gestão comum dos fluxos migratórios, sem que fosse possível chegar a um acordo que permitisse construir uma solução desenhada numa lógica de interdependência.
O pacote sobre migrações e asilo é o resultado de um trabalho de 4 anos e a sua não aprovação significava que os consensos conseguidos se perderiam, sem qualquer garantia de se poder repetir algo idêntico ou próximo disso no futuro. Caberá agora ao Parlamento Europeu acompanhar e fiscalizar a implementação deste pacote.

Reduktion af metanemissioner i energisektoren (A9-0162/2023 - Pascal Canfin, Jutta Paulus) PT

10-04-2024

Votei a favor do acordo provisório com entre o Parlamento e o Conselho para reduzir as emissões de metano no setor da energia porque introduz novos requisitos aplicáveis aos setores do petróleo, do gás e do carvão que considero positivos, nomeadamente em matéria de medição, comunicação e verificação das emissões de metano, bem como medidas de redução para evitar essas emissões, nomeadamente a deteção e reparação de fugas de metano e a limitação da ventilação e da queima em tocha. Apresenta igualmente instrumentos mundiais de monitorização para assegurar a transparência das emissões de metano provenientes das importações de petróleo, gás e carvão para a UE.
O metano é um poderoso gás com efeito de estufa, precedido apenas pelo dióxido de carbono, sendo responsável por um terço do aquecimento climático atual. A redução das suas emissões é crucial para alcançar os objetivos climáticos da UE.

Skærpelse af præstationsnormerne for nye tunge køretøjers CO₂-emissioner (A9-0313/2023 - Bas Eickhout) PT

10-04-2024

Votei a favor deste relatório, que espelha o acordo alcançado com o Conselho, porque introduz medidas que reforçam a redução de emissões de CO2 nos veículos pesados, como autocarros, camiões e reboques. Os veículos pesados são responsáveis por mais de 25% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) provenientes do transporte rodoviário na UE e representam mais de 6% do total das emissões de GEE da União. A transição para camiões e autocarros com nível nulo de emissões é fundamental, não só para cumprir os nossos objetivos climáticos como também para assegurar um ar mais limpo nos nossos aglomerados urbanos.
Este texto traz um sinal claro para a indústria europeia de veículos pesados, mostrando, por um lado, que os investimentos em tecnologias de combustíveis fósseis do passado estão esgotados, e, por outro, que a descarbonização é o caminho a seguir, tanto para o clima como para a nossa competitividade industrial.

EU-certificeringsramme for kulstoffjernelse (A9-0329/2023 - Lídia Pereira) PT

10-04-2024

Votei favoravelmente o acordo político provisório entre o Parlamento e o Conselho porque considero que o novo quadro legislativo trará uma maior confiança no mercado das remoções de carbono e contribuirá para a redução da fraude ¬ e do branqueamento ecológico nestes setores. Este novo quadro de certificação permitirá melhorar a capacidade da UE para quantificar, monitorizar e verificar as atividades, trazendo benefícios tanto para os operadores como para as empresas que utilizam os créditos para comunicar informações aos investidores e reguladores.

Jordbundsovervågning og jordbundsmodstandsdygtighed (loven om jordbundsovervågning) (A9-0138/2024 - Martin Hojsík) PT

10-04-2024

Votei favoravelmente este relatório sobre a nova Lei para a Monitorização do Solo porque trará regras para melhorar a saúde dos solos europeus, em consonância com a ambição da UE em matéria de poluição zero. O relatório sublinha a necessidade de uma definição harmonizada de saúde dos solos, bem como de um quadro de monitorização abrangente e coerente para promover a gestão sustentável dos solos e recuperar os locais contaminados. Embora a ambição não seja a necessária, são propostas metas concretas para melhorar o estado ecológico do solo na UE, a fim de alcançar solos saudáveis até 2050, deixando simultaneamente flexibilidade aos Estados-Membros para alcançarem este objetivo.

Partnerskabsaftale mellem Den Europæiske Union og dens medlemsstater på den ene side og medlemmerne af Organisationen af Stater i Afrika, Caribien og Stillehavet på den anden side (A9-0147/2024 - Tomas Tobé) PT

10-04-2024

Votei a favor deste texto porque aprova a decisão do Conselho relativa à celebração do Acordo
de Parceria entre a União Europeia e os Membros da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico, há muito aguardado. Quase quatro anos após a data prevista para o termo do Acordo de Cotonu e quase três anos após o acordo pós-Cotonu alcançado entre as equipas de negociação, o Parlamento pode dar o seu consentimento à entrada em vigor do Acordo de Samoa. Trata-se de um acordo de parceria moderno e ambicioso, baseado no princípio da parceria entre iguais, centrado em soluções adaptadas e com referência à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Gostaria também de salientar o empenho numa implementação aberta e transparente, envolvendo as autoridades, a sociedade civil e os parceiros económicos e sociais e reforçando a dimensão parlamentar em relação ao Acordo de Cotonu, com a criação de uma Assembleia Parlamentar Paritária ACP/UE e de três Assembleias Parlamentares Regionais.

Partnerskabsaftale mellem Den Europæiske Union og dens medlemsstater på den ene side og medlemmerne af Organisationen af Stater i Afrika, Caribien og Stillehavet på den anden side (beslutning) (A9-0159/2024 - Tomas Tobé) PT

10-04-2024

Votei a favor desta resolução e como Copresidente da Assembleia Parlamentar Paritária OEACP-UE congratulo-me pela entrada em vigor do novo Acordo de Parceria entre a União Europeia e os membros da Organização dos Estados de África, das Caraíbas e do Pacífico (OEACP), ao qual dediquei o meu empenho para o sucesso da sua concretização.
O novo Acordo, designado Acordo de Samoa, oferece a possibilidade de fortalecer a parceria política entre a UE e os países ACP, abrangendo questões fundamentais como o crescimento e o desenvolvimento económicos sustentáveis, as alterações climáticas, a igualdade de género e a capacitação das mulheres e das raparigas, a segurança alimentar e a saúde, a migração, os direitos humanos, a democracia e a governação, bem como a paz e a segurança.
Num mundo de múltiplas crises e de nova ordem geopolítica, são necessárias parcerias fortes e equitativas para enfrentar os novos desafios num espírito de solidariedade e de reforço do multilateralismo. O Acordo de Samoa representa uma abordagem moderna para enfrentar esses desafios, visando um desenvolvimento sustentável e inclusivo para todos.

Frivillig partnerskabsaftale mellem Den Europæiske Union og Republikken Elfenbenskysten: retshåndhævelse, god forvaltningspraksis og handel på skovbrugsområdet med træ og træprodukter til EU (A9-0136/2024 - Karin Karlsbro) PT

10-04-2024

Votei a favor deste relatório, do qual foi relator do Parecer no âmbito da Comissão de Desenvolvimento, porque recomenda ao Parlamento Europeu a aprovação da celebração do acordo de Parceria Voluntário UE/Costa do Marfim com o compromisso conjunto das Partes de gerir de forma sustentável todos os tipos de florestas. O objetivo do Acordo é proporcionar um quadro jurídico para garantir que a madeira e os produtos de madeira definidos pela autorização FLEGT (Plano de Ação de Aplicação da Lei Florestal, Governança e Comércio da União Europeia) e importados para a União da Costa do Marfim tenham sido legalmente produzidos e para promover o comércio da madeira e dos produtos de madeira e aplicar o princípio da sustentabilidade. O presente Acordo constitui igualmente uma base para o diálogo e a cooperação entre as Partes, tendo em vista facilitar e promover a sua plena aplicação e reforçar a aplicação da legislação e da governação no domínio florestal.

Kontakt

Bruxelles

Parlement européen
Bât. ALTIERO SPINELLI
13G146
60, rue Wiertz / Wiertzstraat 60
B-1047 Bruxelles/Brussel
Strasbourg

Parlement européen
Bât. LOUISE WEISS
T07089
1, avenue du Président Robert Schuman
CS 91024
F-67070 Strasbourg Cedex