Carlos ZORRINHO
Carlos ZORRINHO

Group of the Progressive Alliance of Socialists and Democrats in the European Parliament

Member

Portugal - Partido Socialista (Portugal)

Date of birth : , Óbidos

Home Carlos ZORRINHO

Chair

DACP
Delegation to the OACPS-EU Joint Parliamentary Assembly

Member

CPDE
Conference of Delegation Chairs
ITRE
Committee on Industry, Research and Energy
DAFR
Delegation to the Africa-EU Parliamentary Assembly

Substitute

DEVE
Committee on Development
DMAS
Delegation for relations with the Mashreq countries

Most recent activities

Industrial property: protection of Community designs (A9-0315/2023 - Gilles Lebreton) PT

14-03-2024
Written explanations of vote

Votei a favor deste relatório na medida em que o Regulamento tal como aprovado atualiza e moderniza o sistema europeu de proteção dos desenhos e modelos, existente há mais de 20 anos, no sentido de não só de o adaptar à era digital, mas também de tornar essa proteção mais atrativa para os criadores independentes e as empresas, sobretudo as PME.

The time the European Commission takes to deal with requests for public access to documents (B9-0162/2024) PT

14-03-2024
Written explanations of vote

Votei a favor desta resolução porque concordo com o apelo à Comissão para corrigir os seus atrasos sistemáticos e significativos no tratamento de pedidos de acesso do público a documentos. É preocupante o facto de muitas das queixas recebidas pela Provedora de Justiça se referirem a atrasos no acesso aos documentos solicitados e de o acesso atrasado ocorrer em casos de interesse público significativo. As conclusões do relatório especial da Provedora de Justiça apontam atrasos sistémicos e significativos no acesso aos documentos da Comissão, em particular o facto de em 85% dos casos analisados, a Comissão não ter tomado uma decisão dentro dos prazos legais e de em 60% dos casos, o atraso ter ultrapassado os 60 dias úteis. É crucial que a Comissão adote uma postura proativa de transparência e reforme a sua gestão do acesso público aos documentos, para reforçar a confiança dos cidadãos nas instituições.

Creation of a European initiative for an annual designation of European capitals for children (B9-0174/2024) PT

14-03-2024
Written explanations of vote

Votei favoravelmente esta resolução porque considero muito positiva a iniciativa de criar Capitais Europeias da Criança, cuja missão será aproximar as crianças dos diferentes Estados-Membros, contribuindo para que se compreendam melhor umas às outras. As Capitais Europeias das Crianças, tal como propostas, serão cogeridas com as próprias crianças, através de organizações de defesa das crianças e clubes para crianças e podem promover os direitos das crianças, prevendo nomeadamente mecanismos para a sua participação ativa e a educação para a cidadania europeia. Incentivar este processo desde a idade infantil contribui positivamente para formar jovens e adultos educados que compreendam os valores, os objetivos, a história e a identidade da UE. Além disso, a promoção de uma melhor compreensão entre as pessoas e as diferentes culturas desde tenra idade ajuda a quebrar preconceitos e estereótipos e a promover diálogos interculturais, que são fundamentais para a UE e para os seus valores e objetivos.

Contact

Bruxelles

Parlement européen
Bât. ALTIERO SPINELLI
13G146
60, rue Wiertz / Wiertzstraat 60
B-1047 Bruxelles/Brussel
Strasbourg

Parlement européen
Bât. LOUISE WEISS
T07089
1, avenue du Président Robert Schuman
CS 91024
F-67070 Strasbourg Cedex