Please fill this field
Marisa MATIAS Marisa MATIAS
Marisa MATIAS

An Grúpa den Chlé Aontaithe Eorpach/den Chlé Ghlas Nordach

Leas-Chathaoirleach

an Phortaingéil - Bloco de Esquerda (an Phortaingéil)

Dáta Breithe : , Coimbra

Baile Marisa MATIAS

Comhalta

ITRE
An Coiste um Thionsclaíocht, um Thaighde agus um Fhuinneamh
DROI
An Fochoiste um Chearta an Duine
DPAL
An Toscaireacht don chaidreamh leis an bPalaistín
DMAS
An Toscaireacht don chaidreamh le tíortha na Maisreice
DMED
An Toscaireacht chun Tionól Parlaiminteach an Aontais don Réigiún Meánmhuirí

Comhalta ionadaíoch

AFET
An Coiste um Ghnóthaí Eachtracha

Gníomhaíochtaí is déanaí

15-05-2020
Written explanations of vote

. – A presente resolução expressa a posição do Parlamento Europeu em relação às negociações em curso para o próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP), o orçamento comunitário para os anos de 2021-2027. O texto da resolução tem alguns princípios positivos, que apoiámos, como a necessidade de o novo financiamento ser direcionado para a reconstrução económica segundo os critérios do Pacto Verde europeu. No entanto, não possui formulações suficientemente fortes e vinculativas ou linhas vermelhas definidas, o que seria indispensável, dada a provável oposição do Conselho Europeu. Além disso, embora critique a “alquimia financeira” em que consiste a ideia da alavancagem do investimento privado, a proposta não apresenta valores concretos, acolhe o financiamento privado (que é manifestamente incerto numa crise como a que atravessamos) e acaba por ser tributária dessa perspetiva. Assim, consideramos que a resolução do Parlamento é pouco ambiciosa e não contribui para a defesa de um Fundo de Recuperação à altura da recessão histórica que se avizinha na UE. Abstivemo-nos.

15-05-2020
Written explanations of vote

É urgente toda a solidariedade e apoio da União Europeia para com os países vizinhos nesta fase da pandemia. Não apenas porque a doença não conhece fronteiras, não apenas porque a interdependência económica desses países com a União trará uma natural contaminação da recessão, com prejuízo para ambas as partes, mas porque a solidariedade deveria, e deve ser, um pilar fundamental da União na relação com os seus parceiros externos, em particular nos momentos mais difíceis.
Ora, apesar da urgência de apoio financeiro a estes países, esta proposta de assistência financeira (complementar à de instituições internacionais como o FMI e, portanto, aos seus moldes, pré-condições, condicionalismos e agenda), inscreve-se no quadro neoliberal austeritário que péssimos resultados trouxe para os países assistidos e suas populações, nomeadamente na crise anterior.
Assim, com todas as reservas face à receita de política económica contida nestes programas de assistência financeira, que mais prejudicam do que ajudam, mas para respeitar e não impedir o direito, liberdade e autonomia desses países escolherem beneficiar deste tipo de assistência se assim entenderem (quando se debatem para fazer face a despesas correntes, além das de emergência), abstive-me.

14-05-2020
Written explanations of vote

Este relatório diz respeito à quitação orçamental do ITER - Reactor Termonuclear Experimental Internacional. Cabia aqui ao Parlamento Europeu aprovar ou rejeitar as contas do ITER, relativas ao ano de 2018, atendendo à forma como implementou o seu orçamento que advém do orçamento global da União Europeia.
De antemão, ressalvar que a nossa posição tem sido pelo termino do financiamento ao projecto ITER - gerenciado pela F4E -, que visa demonstrar a viabilidade científica e técnica da fusão nuclear como fonte de energia. Salvo raras excepções - como para fins medicinais -, consideramos inaceitável a União Europeia continuar a apostar no nuclear como o faz e neste caso particular do ITER falamos de valores estimados em cerca de 6,1 mil milhões de euros para o período 2021-2027. Ainda assim, o Tribunal de Contas Europeu verificou, na análise que consta deste relatório, existir um risco elevado da construção do ITER sofrer novos atrasos e desvios orçamentais que elevam ainda mais os custos deste. A nossa aposta tem de ser por energias verdes e seguras. Votámos contra.

Marisa MATIAS
Marisa MATIAS

Ar MHOL NUACHTA PE

RT @josesoeiroporto: AFINAL ERA POSSÍVEL DESCER AINDA MAIS BAIXO Meia hora depois de terminada a vigília dos precários da Casa da Música, vários assistentes de sala receberam um e-mail a dizer que estavam dispensados do trabalho já agendado para junho. (1/7) https://t.co/eJiUHfkuBF 

RT @homo_viator: Anti-anti-antifa. Artigo 46.º 4. Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista. Constituição da República Portuguesa 📷 Jean-Claude Francolon https://t.co/s95EKNnbmE 

Não passarão! #AntiFascista #GeorgeFloyd #BlackLivesMatter #VidasNegrasImportam https://t.co/uSZkKm15Rl 

Teagmháil

Bruxelles

Strasbourg