Please fill this field
Carlos ZORRINHO Carlos ZORRINHO
Carlos ZORRINHO

Fractie van de Progressieve Alliantie van Socialisten en Democraten in het Europees Parlement

Lid

Portugal - Partido Socialista (Portugal)

Geboortedatum : , Obidos

Schriftelijke stemverklaringen Carlos ZORRINHO

Ieder lid kan een schriftelijke verklaring over zijn stem in de plenaire vergadering indienen. Artikel 194 van het Reglement

Toerisme en vervoer in en na 2020 (RC-B9-0166/2020, B9-0166/2020, B9-0175/2020, B9-0177/2020, B9-0178/2020, B9-0180/2020, B9-0182/2020, B9-0184/2020) PT

19-06-2020

Votei favoravelmente a resolução sobre turismo e transportes em 2020 por concordar com as propostas para estes setores vitais da economia europeia e que foram particularmente fustigados com a atual pandemia. Recordo que o setor do turismo emprega 22,6 milhões de pessoas, o que corresponde a 11,2 % do emprego total na UE. Dada a transversalidade deste setor, é necessário apoiar e promover as zonas turísticas na UE com condições epidemiológicas e sociossanitárias que o permitam. Destaco para isso as propostas de se desenvolverem tecnologias digitais interoperáveis com vista a prestar apoio ao setor das viagens e do turismo e aos próprios turistas, respeitando simultaneamente os direitos em matéria de proteção de dados dos cidadãos.

Aanbevelingen voor de onderhandelingen over een nieuw partnerschap met het Verenigd Koninkrijk van Groot-Brittannië en Noord-Ierland (A9-0117/2020 - Kati Piri, Christophe Hansen) PT

18-06-2020

Votei favoravelmente o relatório Piri-Hansen por concordar com as recomendações sobre as negociações com vista a uma nova parceria com o Reino Unido. Recordo que um acordo global é do interesse de ambas as partes pelo que será necessária uma nova dinâmica para ultrapassar as divergências substanciais que ainda persistem no âmbito destas negociações. Destaco o apelo a que as partes respeitem e protejam plenamente os direitos dos cidadãos da UE que vivem no Reino Unido e dos cidadãos britânicos que vivem nos países da UE. Sublinho ainda que a aprovação pelo PE de qualquer futuro acordo comercial com o Reino Unido depende da aceitação de condições de concorrência equitativa pelo governo britânico em domínios como a proteção do ambiente, normas laborais e auxílios estatais, bem como da conclusão de um acordo satisfatório em matéria de pescas.

Conferentie over de toekomst van Europa (B9-0170/2020, B9-0179/2020) PT

18-06-2020

Votei favoravelmente a resolução sobre o futuro da Europa por concordar com a necessidade de a convocar brevemente para que se dê início a uma reflexão cidadã sobre uma nova etapa do projeto Europeu. Recordo que a Conferência, inicialmente prevista para maio, teve de ser adiada devido à pandemia. Sublinho que a atual crise da COVID-19 impõe uma reavaliação do funcionamento da União que deve ser mais eficaz, mais democrática e mais próxima dos cidadãos, pelo que a participação direta da sociedade civil, dos parceiros sociais e dos representantes eleitos tem de ser uma prioridade desta Conferência.

Instelling van een Bijzondere Commissie buitenlandse inmenging in alle democratische processen in de Europese Unie, met inbegrip van desinformatie - bevoegdheden, aantal leden en ambtstermijn (B9-0190/2020) PT

18-06-2020

Votei favoravelmente a constituição de uma comissão especial para a interferência externa em todos os processos democráticos na UE por entender que o Parlamento Europeu tem um papel importante a desempenhar no combate à desinformação. Recordo que esta comissão deverá, designadamente, debruçar-se sobre as campanhas de informação e a comunicação estratégica de países terceiros que prejudiquem os objetivos da União. Destaco que esta comissão deverá identificar possíveis medidas legislativas e não legislativas sobre a intervenção das plataformas de redes sociais para combater campanhas de desinformação com o intuito de influenciar a opinião pública europeia.

Instelling van een Bijzondere Commissie kunstmatige intelligentie in het digitale tijdperk - bevoegdheden, aantal leden en ambtstermijn (B9-0189/2020) PT

18-06-2020

Votei favoravelmente a constituição de uma comissão especial para a inteligência artificial (IA) na era digital por entender que o Parlamento deve contribuir para o debate sobre o futuro da IA aportando-lhe uma dimensão ética própria ao projeto europeu. Recordo que caberá a esta comissão especial analisar o impacto futuro da IA na economia europeia, nomeadamente nas competências, no emprego, na tecnologia financeira, na educação, na saúde, nos transportes, no turismo, na agricultura, no ambiente, na defesa, na indústria, na energia e na administração pública em linha.

Protocol tot uitvoering van de partnerschapsovereenkomst inzake visserij tussen de Europese Gemeenschap en de Republiek Kaapverdië (2019-2024) (A9-0024/2020 - Cláudia Monteiro de Aguiar) PT

17-06-2020

Votei favoravelmente o relatório Monteiro de Aguiar por concordar com a aprovação do Protocolo de aplicação do Acordo de Parceria no domínio da pesca entre a Comunidade Europeia e a República de Cabo Verde, no qual fui relator-sombra na Comissão de Desenvolvimento.
Recordo que o novo protocolo ao acordo de pesca entre a UE e Cabo Verde concede à frota europeia licenças que serão distribuídas por Portugal, Espanha e França, com uma contrapartida financeira anual que ascende a 750 000 euros.
Destaco que o primeiro acordo de pesca concluído entre a UE e Cabo Verde data de 1990, enquanto o novo protocolo aprovado é aplicado a título provisório desde a data da sua assinatura, em 20 de maio de 2019, com uma duração de cinco anos.

Protocol tot uitvoering van de partnerschapsovereenkomst inzake visserij tussen de Europese Gemeenschap en de Republiek Kaapverdië (2019-2024) (resolutie) (A9-0023/2020 - Cláudia Monteiro de Aguiar) PT

17-06-2020

Votei favoravelmente a resolução que acompanha o Protocolo de aplicação do Acordo de Parceria no domínio da pesca entre a Comunidade Europeia e a República de Cabo Verde por concordar com o reforço da cooperação com Cabo Verde neste domínio.
Recordo que o Protocolo, do qual fui relator-sombra na Comissão de Desenvolvimento, procura promover um desenvolvimento mais efetivo e sustentável das comunidades pesqueiras cabo-verdianas nomeadamente através do Plano de Ação «Crescimento Azul».
Destaco as propostas para que os Estados-Membros reforcem a sua cooperação com Cabo Verde, avaliando as possibilidades de intensificar a futura ajuda ao desenvolvimento, principalmente no âmbito do novo Instrumento de Vizinhança, de Cooperação para o Desenvolvimento e de Cooperação Internacional.

Protocol tot uitvoering van de partnerschapsovereenkomst inzake visserij tussen de Europese Gemeenschap en de Republiek Guinee-Bissau (2019-2024) (A9-0012/2020 - João Ferreira) PT

17-06-2020

Votei favoravelmente o relatório Ferreira por concordar com a aprovação do Protocolo de aplicação do Acordo de parceria no domínio da pesca entre a Comunidade Europeia e a República da Guiné-Bissau, do qual fui relator-sombra na Comissão de Desenvolvimento.
Recordo que o acordo de pesca entre a UE e a Guiné-Bissau prevê possibilidades de pesca para navios europeus (de Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Lituânia, Letónia, Polónia e França) nas categorias abrangidas com uma contrapartida financeira que ascende a 15 600 000 euros por ano.
Destaco que a UE tem acordos de pesca com a Guiné-Bissau desde o início da década de 1980, enquanto o novo protocolo é aplicado a partir da data da sua assinatura, em 15 de junho de 2019, com uma duração de cinco anos.

Protocol tot uitvoering van de partnerschapsovereenkomst inzake visserij tussen de Europese Gemeenschap en de Republiek Guinee-Bissau (2019-2024) (resolutie) (A9-0013/2020 - João Ferreira) PT

17-06-2020

Votei favoravelmente a resolução que acompanha o Protocolo de aplicação do Acordo de Parceria no domínio da pesca entre a Comunidade Europeia e a República da Guiné-Bissau por concordar com o reforço de cooperação com a Guiné-Bissau neste domínio.
Recordo que o Protocolo, do qual fui relator-sombra na Comissão de Desenvolvimento, deve promover um efetivo desenvolvimento sustentável do setor das pescas guineense, bem como de indústrias e atividades conexas, aumentando o valor acrescentado que fica no país, em resultado da exploração dos seus recursos naturais. Destaco as propostas para promover infraestruturas básicas e que continuam em falta, designadamente portos, locais de desembarque e infraestruturas de armazenamento e transformação do pescado no sentido de apoiar o desenvolvimento do setor das pescas guineense.

Protocol tot uitvoering van de partnerschapsovereenkomst inzake visserij tussen Sao Tomé en Principe en de Europese Gemeenschap (A9-0001/2020 - Nuno Melo) PT

17-06-2020

Votei favoravelmente o relatório Melo, do qual fui relator-sombra na Comissão de Desenvolvimento, por concordar com a aprovação do Protocolo de aplicação do Acordo de Parceria no domínio da pesca entre São Tomé e Príncipe e a Comunidade Europeia.
Recordo que o novo protocolo ao acordo de pesca entre a UE e São Tomé e Príncipe prevê a possibilidade de pesca de atum por parte de Portugal, Espanha e França, com uma contrapartida financeira anual da UE de 840 000 euros.
Sublinho que o protocolo permitirá igualmente à UE e a São Tomé e Príncipe colaborar mais estreitamente para promover a exploração responsável dos recursos piscatórios nas águas são-tomenses e apoiar os esforços deste país para desenvolver o setor da pesca e a economia azul.

Contact

Bruxelles

Strasbourg