Francisco GUERREIRO Francisco GUERREIRO
Francisco GUERREIRO

Grupul Verzilor/Alianța Liberă Europeană

Membru

Portugalia - Independente (Portugalia)

Data nașterii : , Santiago do Cacém

Prima pagină Francisco GUERREIRO

Vicepreședinte

AGRI
Comisia pentru agricultură și dezvoltare rurală

Membru

BUDG
Comisia pentru bugete
PECH
Comisia pentru pescuit
D-JP
Delegația pentru relațiile cu Japonia

Membru supleant

ANIT
Comisia de anchetă privind protecția animalelor în timpul transportului
DKOR
Delegația pentru relațiile cu Peninsula Coreeană

Activități recente

Orientări pentru politicile de ocupare a forței de muncă ale statelor membre (A9-0124/2020 - José Gusmão) PT

10-07-2020
Explicații scrise ale votului

Votei a favor deste relatório por conter medidas importantes para, na atual situação, ser urgente serem-se disponibilizados investimentos fortes para a criação de emprego e a sua sustentabilidade e, simultaneamente, combater as desigualdades sociais e a pobreza.
As orientações para as políticas de emprego representam a base das políticas do mercado Europeu de emprego e guiam, por isso, os Estados-Membros nas suas políticas internas relativamente a este aspeto.
O relatório inclui um apelo para que os Estados-membros melhorem a representação de género nos quadros empresariais e institucionais; criem empregos na economia verde; defendam os direitos sociais; apostem nas qualificações profissionais dos cidadãos; e, entre outros, defendam os direitos dos trabalhadores migrantes e de fronteiras.

Obiecție formulată în conformitate cu articolul 112 alineatele (2) şi (3) din Regulamentul de procedură: substanțele active, inclusiv flumioxazinul (B9-0203/2020) PT

10-07-2020
Explicații scrise ale votului

Votei a favor desta resolução de objeção à prorrogação dos períodos de aprovação de várias substâncias ativas, em linha com o Grupo dos Verdes/ALE.
Considero que este projeto de regulamento de execução da Comissão não é coerente com o direito da União, na medida em que não respeita o princípio da precaução. Em particular, a flumioxazina apresenta um risco de bioconcentração elevado, é altamente tóxica para as algas e as plantas aquáticas e é moderadamente tóxica para as minhocas, as abelhas melíferas, os peixes e os invertebrados aquáticos.
Concordo com a resolução do Parlamento Europeu (PE) quando afirma que é inaceitável que uma substância que cumpre os critérios de exclusão para as substâncias ativas mutagénicas, cancerígenas e/ou tóxicas para a reprodução, ou que tenham propriedades desreguladoras do sistema endócrino – destinado a proteger a saúde humana e ambiental –, continue a ser autorizada para utilização na UE, colocando em risco a saúde pública e ambiental.
A resolução insta também os Estados-Membros a efetuarem a reavaliação adequada das aprovações das substâncias ativas e a garantirem que os atuais atrasos sejam resolvidos o mais rapidamente possível.
É de salientar que o PE já se tinha oposto à prorrogação da aprovação da flumioxazina no ano passado.

Revizuirea liniilor directoare pentru infrastructurile energetice transeuropene (B9-0122/2020) PT

10-07-2020
Explicații scrise ale votului

Votei favoravelmente esta revisão porque as regras atuais da União Europeia para a escolha de projetos de infraestruturas não são condizentes com os objetivos atuais das políticas europeias. Continuam a canalizar dinheiro público para projetos avultados e desnecessários que incluem combustíveis fósseis quando a União Europeia deveria estar a investir em projetos de eficiência energética e de energia renovável.
A UE deveria pausar, pelo menos, estes projetos até as regras serem reescritas de acordo com a crise climática global. Medidas transitórias deveriam ser postas em prática para garantir que o financiamento é canalizado para projetos compatíveis com os targets climáticos e o Pacto Ecológico Europeu.

Contact

Bruxelles

Strasbourg