Francisco GUERREIRO Francisco GUERREIRO
Francisco GUERREIRO

Gruppen De gröna/Europeiska fria alliansen

Ledamot

Portugal - Independente (Portugal)

Född : , Santiago do Cacém

Hem Francisco GUERREIRO

Vice ordförande

AGRI
Utskottet för jordbruk och landsbygdens utveckling

Ledamot

BUDG
Budgetutskottet
PECH
Fiskeriutskottet
D-JP
Delegationen för förbindelserna med Japan

Suppleant

ANIT
Undersökningskommittén för frågor om skyddet av djur under transport
DKOR
Delegationen för förbindelserna med Koreahalvön

Senaste aktiviteter

Riktlinjer för medlemsstaternas sysselsättningspolitik (A9-0124/2020 - José Gusmão) PT

10-07-2020
Skriftliga förklaringar

Votei a favor deste relatório por conter medidas importantes para, na atual situação, ser urgente serem-se disponibilizados investimentos fortes para a criação de emprego e a sua sustentabilidade e, simultaneamente, combater as desigualdades sociais e a pobreza.
As orientações para as políticas de emprego representam a base das políticas do mercado Europeu de emprego e guiam, por isso, os Estados-Membros nas suas políticas internas relativamente a este aspeto.
O relatório inclui um apelo para que os Estados-membros melhorem a representação de género nos quadros empresariais e institucionais; criem empregos na economia verde; defendam os direitos sociais; apostem nas qualificações profissionais dos cidadãos; e, entre outros, defendam os direitos dos trabalhadores migrantes e de fronteiras.

Invändning enligt artikel 112.2 och 112.3: Verksamma ämnen, däribland flumioxazin (B9-0203/2020) PT

10-07-2020
Skriftliga förklaringar

Votei a favor desta resolução de objeção à prorrogação dos períodos de aprovação de várias substâncias ativas, em linha com o Grupo dos Verdes/ALE.
Considero que este projeto de regulamento de execução da Comissão não é coerente com o direito da União, na medida em que não respeita o princípio da precaução. Em particular, a flumioxazina apresenta um risco de bioconcentração elevado, é altamente tóxica para as algas e as plantas aquáticas e é moderadamente tóxica para as minhocas, as abelhas melíferas, os peixes e os invertebrados aquáticos.
Concordo com a resolução do Parlamento Europeu (PE) quando afirma que é inaceitável que uma substância que cumpre os critérios de exclusão para as substâncias ativas mutagénicas, cancerígenas e/ou tóxicas para a reprodução, ou que tenham propriedades desreguladoras do sistema endócrino – destinado a proteger a saúde humana e ambiental –, continue a ser autorizada para utilização na UE, colocando em risco a saúde pública e ambiental.
A resolução insta também os Estados-Membros a efetuarem a reavaliação adequada das aprovações das substâncias ativas e a garantirem que os atuais atrasos sejam resolvidos o mais rapidamente possível.
É de salientar que o PE já se tinha oposto à prorrogação da aprovação da flumioxazina no ano passado.

Översyn av riktlinjerna för transeuropeiska energiinfrastrukturer (B9-0122/2020) PT

10-07-2020
Skriftliga förklaringar

Votei favoravelmente esta revisão porque as regras atuais da União Europeia para a escolha de projetos de infraestruturas não são condizentes com os objetivos atuais das políticas europeias. Continuam a canalizar dinheiro público para projetos avultados e desnecessários que incluem combustíveis fósseis quando a União Europeia deveria estar a investir em projetos de eficiência energética e de energia renovável.
A UE deveria pausar, pelo menos, estes projetos até as regras serem reescritas de acordo com a crise climática global. Medidas transitórias deveriam ser postas em prática para garantir que o financiamento é canalizado para projetos compatíveis com os targets climáticos e o Pacto Ecológico Europeu.

Kontakt

Bruxelles

Strasbourg