skip to content
 
 
Imprensa
Imprensa
 

Destaques

Cerimónia terá lugar na sexta-feira, dia 7 de outubro, pelas 11h00, no Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal

Prémio cidadão
Prémio cidadão

            O Prémio do Cidadão Europeu 2016 do Parlamento Europeu (PE) vai ser entregue sexta-feira, 7 de setembro, às 11:00, no Gabinete do PE em Portugal. Os galardoados, que estarão presentes, são o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e o especialista em assuntos marítimos Tiago Pitta e Cunha. O Prémio reconhece pessoas ou organizações que promovem a integração europeia e a compreensão entre os povos.

            Desde 2008 que o Parlamento Europeu atribui anualmente o Prémio Cidadão a um conjunto de cidadãos e/ou organizações de vários países da UE, reconhecendo o trabalho na promoção de um melhor entendimento mútuo e de uma maior integração dos cidadãos ou na melhoria da cooperação transfronteiriça ou transnacional da União Europeia.

            Este ano, foram dois os portugueses contemplados com o prémio, que será entregue a 7 de setembro de 2016 no Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, às 11:00, na presença dos galardoados e dos eurodeputados portugueses Carlos Coelho, Carlos Zorrinho e António Marinho e Pinto.

            O Conselho Nacional de Juventude, que estará representado pelo seu presidente, Hugo Carvalho, foi reconhecido pelo desenvolvimento de ações de enorme relevância junto dos jovens. "Rumo ao emprego jovem", "Tu na Europa" e "E se fosse eu?" são alguns exemplos de iniciativas promovidas pela plataforma nacional de organizações de jovens, que visam estimular o interesse das gerações mais novas para questões as europeias.

            Tiago Pitta e Cunha, líder da Fundação Oceano Azul, destacou-se como especialista em políticas do oceano e assuntos marítimos e na defesa do Mar como um recurso fundamental para sustentabilidade e para o desenvolvimento do país, numa perspetiva de integração europeia.

            Os dois galardoados portugueses participarão ainda na cerimónia de entrega do Prémio em Bruxelas, nos dias 12 e 13 de outubro de 2016, juntamente com os restantes vencedores de vários Estados-membros da UE.

            Em 2015, o prémio foi atribuído ao Instituto Marquês de Valle Flor, a Maria Manuela Ramalho Eanes, na qualidade de presidente e cofundadora do Instituto de Apoio à Criança, e ao cientista Mário Ruivo

            O Gabinete do PE em Portugal situa-se no Largo Jean Monnet, nº 1, 6º andar, em Lisboa.

Destaques

Conheça os destaques atuais do Gabinete de Ligação do Parlamento Europeu em Portugal e do Parlamento Europeu

todas as notícias

Estão abertas as candidaturas para o co-financiamento de projetos de cidadania ativa ao abrigo do programa de subvenções na área de comunicação 2020-2021. A data limite para a apresentação das candidaturas é 30 de setembro.
Logo Parlamento Europeu
Abertura de candidaturas para cofinanciamento de projetos de media. Prazo para apresentação dos projetos: 31 de julho de 2020
Café Europa - Energia
"A Europa da Energia" é o tema do debate que irá decorrer na próxima sexta-feira, 4 de maio, entre o eurodeputado Carlos Zorrinho (PS, S&D), cidadãos e partes interessadas, em mais um Café Europa, num encontro que será moderado pela jornalista Jennifer Mota, da Agência Lusa.
UEM
Debate sobre o "O Futuro da União Económica e Monetária", na Universidade de Aveiro, Auditório do Departamento de Mecânica, 4 de maio, às 15h00
O projeto Rewind, lançado a 9 de Maio, Dia da Europa, foi pensado para transmitir uma mensagem de coesão, cooperação e resiliência face ao período difícil que o mundo atravessa.
Um conjunto de cidadãos europeus lê as primeiras estrofes do Canto I da obra “Os Lusíadas”.
Parlamento
O Parlamento Europeu reúne em Bruxelas seis vezes por ano em sessões de dois dias e as comissões parlamentares reúnem, em geral, uma ou duas vezes por mês.
Nove artistas criam obras de raíz para um site a inaugurar hoje, às 18h00.
O Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal organizou um conjunto de atividades culturais e artísticas online para celebrar o Dia da Europa.  
A «Declaração Schuman» foi proferida pelo Ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, a 9 de maio de 1950. Na União Europeia, todos os anos, a 9 de maio - Dia da Europa - festeja-se a paz e a unidade do continente europeu.