skip to content
 
 
Imprensa
Imprensa
 

Dia da Europa - agenda de atividades

O Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal organizou um conjunto de atividades culturais e artísticas online para celebrar o Dia da Europa.  

O Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal organizou um conjunto de atividades culturais e artísticas online para celebrar o Dia da Europa.  Apesar da distância e separação que nos impõe a pandemia do COVID-19, a cultura serve aqui de ponte para chegar aos cidadãos.

O programa foi desenhado tendo em conta a especificidade do confinamento e a maior disponibilidade e interesse dos cidadãos por produtos culturais de qualidade, para complementar a informação e comunicação institucional que continuamente  disponibilizamos. Desde o início desta crise temos veiculado abundante informação sobre o trabalho dos eurodeputados bem como sobre as iniciativas do Parlamento Europeu e as ações adotadas pela União Europeia (UE) para responder à pandemia. Queremos agora mostrar com este programa alusivo ao Dia da Europa uma outra resposta europeia ao COVID-19, através de exemplos concretos de valores que são caros à UE - colaboração, solidariedade, diversidade, diálogo - e que estão no cerne dos produtos culturais e artísticos que serão apresentados.

As manifestações artísticas em questão traduzem-se em peças encomendadas ou adaptadas para esta ocasião com o objetivo de transmitir uma mensagem de esperança e coesão. "Unidos na diversidade", mais de 100 pessoas - artistas, técnicos e cidadãos comuns - colaboram neste projeto e trabalham juntas, ainda que separadas em espaços físicos distintos.

O programa inclui música - apresentação de uma composição inédita de Bruno Pernadas, interpretação a cappella de um tema de Selma Uamusse com o coro Gospel Collective e uma emissão de rádio/performance por Batida; artes visuais - inauguração de uma exposição de 9 peças originais por 9 artistas plásticos criadas para o Dia da Europa pelo colectivo Mistaker Maker; depoimentos de vários elementos da sociedade civil com diferentes profissões e leituras com a declamação em 17 línguas europeias das primeiras estrofes de "Os Lusíadas".

Canais de transmissão:

Facebook do Parlamento Europeu em Portugal

Canal YouTube do Parlamento Europeu em Portugal

Instagram do Parlamento Europeu em Portugal