O Hemiciclo do Parlamento Europeu 

O Hemiciclo do Parlamento Europeu

Bruxelas
Hemiciclo

Bruxelas acolhe os gabinetes principais dos deputados ao Parlamento Europeu. Uma visita ao Hemiciclo é uma ótima forma de absorver a excitante atmosfera do maior parlamento transnacional do mundo e obter informações sobre as suas competências e funções.

30-90'
1-100
24

O Hemiciclo do Parlamento Europeu

Bruxelas
Hemiciclo

O Hemiciclo tem capacidade para acolher a totalidade dos deputados ao Parlamento Europeu. Durante as sessões plenárias é utilizado pelo Parlamento Europeu para os maiores e mais importantes debates e tem sido o palco de muitas votações históricas. As visitas são gratuitas. Os grupos têm de reservar com antecedência, mas os visitantes individuais não precisam de marcação.

Consultar o calendário do Parlamento Europeu para ver quando se realizam as sessões de Bruxelas – estas estão assinaladas a vermelho e têm lugar de quarta a quinta-feira.

Não é possível fazer visitas nos fins de semana, nos dias de encerramento dos serviços e nos feriados. Em 2019: de 24/12 a 03/01/2020, incluídos. Em 2020: 09/04, 10/04, 13/04, 01/05, 21/05, 22/05, 01/06, 21/07, 02/11 e de 24/12 a 01/01/2021, incluídos.

Visitantes individuais

Os visitantes individuais podem visitar o Hemiciclo com um guia multimédia, participar numa sessão de informação personalizada ou acompanhar as sessões plenárias. Estão disponíveis visitas para particulares, famílias e pequenos grupos até 10 pessoas. As crianças com idade inferior a catorze anos devem ser acompanhadas por um adulto. Os interessados devem apresentar-se na entrada dos visitantes 15 minutos antes do início da visita.

Guias multimédia

Visite o hemiciclo ao seu próprio ritmo com um guia multimédia, disponível nas 24 línguas oficiais da UE. As visitas com guias multimédia duram cerca de 60 minutos. Durante as sessões plenárias não é possível efetuar visitas com guias multimédia.

Pode descarregar o guia multimédia antes de iniciar a sua visita. A aplicação «EP Visit» está disponível na Apple Store e na Google Play. Chama-se a atenção para o facto de a aplicação não funcionar fora da área destinada aos visitantes do Hemiciclo.

Horários das visitas

Segunda – Quinta Sexta
das 9:00 às 16:00 das 9:00 às 12:00
Segunda – Quinta
das 9:00 às 16:00
Sexta
das 9:00 às 12:00
 
 

Sessões de informação sobre a atividade parlamentar

Tire partido de uma visita mais personalizada com uma sessão de informação sobre o trabalho e o papel do Parlamento Europeu realizada por um dos nossos oradores. As sessões de informação são disponibilizadas às segundas-feiras e diariamente durante o verão (ver calendário infra). Duram entre 30 e 60 minutos e estão disponíveis em inglês e em francês (as sessões nas restantes línguas dependem da disponibilidade dos nossos colaboradores).

Horário das sessões de informação: De setembro a junho

Segunda
11:00 e 15:00
Segunda
11:00 e 15:00
 
 
 
 

Horário das sessões de informação: Julho e agosto

Segunda – Quinta Sexta
11:00 e 15:00 11:00
Segunda – Quinta
11:00 e 15:00
Sexta
11:00
 
 

Acompanhe a sessão plenária

Durante as sessões plenárias, existe um número limitado de lugares para os visitantes individuais acompanharem a sessão durante uma hora. A entrada depende da disponibilidade de lugares. Confira as datas das sessões plenárias em Bruxelas no calendário.

Horário das visitas durante as sessões plenárias

Quarta Quinta
15:00 – 17:30 9:00 – 12:00
Quarta
15:00 – 17:30
Quinta
9:00 – 12:00
 
 

Grupos

Podem ser organizadas visitas ao Hemiciclo para grupos de 10 a 100 pessoas, devendo ser reservadas com 2 a 3 meses de antecedência. Os pedidos estão sujeitos à disponibilidade de salas e de oradores.

As visitas de grupos têm uma duração de 1 a 2 horas e consistem numa apresentação personalizada feita por um membro do pessoal sobre o papel e as competências do Parlamento Europeu, numa sessão de perguntas e respostas e numa visita à galeria do Hemiciclo. Estão disponíveis nas 24 línguas da UE, de segunda a sexta-feira. Em função do calendário do Parlamento Europeu, os grupos têm igualmente a possibilidade de acompanhar a sessão a partir da galeria, durante uma hora.

Os responsáveis pelos grupos podem reservar uma visita preenchendo o formulário de pedido em linha.

 

Visitas combinadas a vários locais

Indicar se pretende combinar a sua visita ao Hemiciclo com uma visita ao Parlamentarium e/ou à Casa da História Europeia ao preencher o pedido de reserva. A informação prévia assegurará uma visita sem problemas.

Coleção de arte do Parlamento Europeu

Os visitantes do Hemiciclo podem igualmente ver partes da coleção de arte do Parlamento Europeu.

Esta coleção é composta por 387 obras de arte moderna de todos os Estados-Membros da União Europeia, com incidência em jovens artistas promissores. O Parlamento Europeu aceitou também mais de 120 doações e recebe, com regularidade, obras emprestadas.

 

Segurança

É necessário um documento de identificação válido (bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte) para aceder aos edifícios do Parlamento Europeu.

Todos os visitantes e bens pessoais são sujeitos a controlos de segurança semelhantes aos dos aeroportos, antes da entrada. As armas de fogo, os explosivos ou substâncias inflamáveis, gás pimenta, objetos cortantes e outros objetos que possam ser considerados armas são proibidos. Em conformidade com a legislação nacional belga, certos artigos proibidos podem ser entregues à polícia.

As fotografias e filmagens são autorizadas dentro da área dos visitantes, mas são proibidas na zona de segurança e na galeria do Hemiciclo durante as sessões.

Acessibilidade

Durante as visitas, o nosso pessoal terá o maior prazer em trabalhar com intérpretes de linguagem gestual. Compete aos responsáveis pelos grupos organizar a prestação dos serviços destes intérpretes.

Se necessitar de assistência especial, queira informar-nos antecipadamente.

Instalações

Existe uma cantina no edifício Paul-Henri Spaak, mas apenas está disponível para os grupos mediante marcação.

Hemiciclo

Paul-Henri Spaak building
Rue Wiertz / Wiertzstraat 60
B-1047 Brussels
Belgium

Como chegar

A estação Bruxelas-Luxemburgo é a mais próxima do Parlamento Europeu.

Wi-fi

Informações práticas

Prosseguir a visita

  

Jogo de simulação

Bruxelas
Parlamentarium
14
18
anos
150'
16-32
24

Estação Europa

Bruxelas
Estação Europa
15'
1
24

Casa da História Europeia

Bruxelas
Casa da História Europeia
90'
10-150
24

Parlamentarium

Bruxelas
Parlamentarium
90'
10
24